Esse problema da criminalidade nada tem a ver com as leis punitivas, e sim com a estrutura do nosso país, ou tu acha que esse cara que mata, que roba, que põe em risco a vida dele e de outros e vai contra tudo que aprendeu e que a sociedade prega, sempre sonhou ser "bandido"?
Obviamente que não, não da pra generalizar, mas na maioria dos casos essa pessoa tentou arrumar emprego e não conseguiu, ou quando teve recebia uma miséria R$500,00, e mesmo assim ainda está sempre correndo risco de ser demitido, esse cara não teve família, não teve nenhuma condição digna de lazer, não teve acesso á uma escola descente (sem criminalidade e com professores interessados), são inúmeros fatores.
Enquanto houver TODOS estes problemas sociais, vão continuar existindo "bandidos", até porque o fato de tu saber que tu vai pegar uma pena de X anos não vai suprir a necessidade dele, sem falar na situação das cadeias, que o povo prefere criticar os Juizes que "liberam" os presos do que o país que não constrói cadeias.
Já fui assaltado a mão armada e me roubaram um carro, já roubaram objetos da minha casa, então eu sei a sensação, antes que venham dizer algo sobre eu gostar de "bandidagem".
@gibbon em que semestre tu ta? pensamentos muito midiáticos e pouco de quem estuda direito.