Olá Pessoal!
Estou muito interessado na soja por causa das proteínas (sei que não ganha da de origem animal, mas é a mais rica de origem vegetal) e pela quantidade de fibras.
Mas a soja tem uma grande quantidade de isoflavonas que tem vários efeitos colaterais, um deles é lipomastias, diminuição do espermatozoides, falta de apetite sexual entre outros.
As quantidades benéficas das isoflavonas não são, ainda, bem estabelecidas, porém diversos estudos indicam os teores de 45 a 55 mg/dia (76). [ Wikipédia]
Mas agora fica a pergunta:
Qual a quantidade de soja que não é prejudicial em relação às isoflavonas?
Buscando responder esta pergunta por meio de pesquisas na internet, em um fórum vegano li essa postagem:
"Ola Ivan tudo bom?
Sou graduando do curso de nutrição e vegano há 4 anos.
As isoflavonas são compostos não-esteróides, que se ligam fracamente aos receptores estrogênicos (menos que 1% da afinidade de ligação do estradiol), destacando-se a genisteína, a daidzeína e a gliciteína, presentes na soja.
O consumo de soja (devido a presença de isoflavonas) vai trazer diversas benefícios para a saúde tanto do homem como da mulher, entretanto o homem não vai se “afeminar” consumindo soja.
De acordo com a FDA o consumo de soja deve ser de 60g por dia.
O termo valor biológico (mede a quantidade de Nitrogênio ingerido menos a quantidade de nitrogênio excretado) não é fidedigno, atualmente se utiliza como avaliação da qualidade da proteína o PDCAA e com esse parâmetro a soja é uma ótima fonte protéica.
Abraços!"
Tal informação procede?
Aqui uns links interessantes sobre os malefícios da soja:
http://www.sunnet.com.br/home/Noticias/Sonia-Hirsch-voce-agora-e-contra-a-soja.html
http://www.hipertrofia.org/blog/2010/11/01/riscos-e-beneficios-da-soja-por-charles-poliquin/
http://www.hipertrofia.org/blog/2009/11/16/maleficios-da-soja/