Bom pessoal, fiquei bastante feliz com o número de respostas! Separei meus comentários conforme o usuário:
jeimes
Quanto aos medicamentos, não é bem assim. Tem alguns medicamentos que dão bons resultados dependendo do organismo, se usados corretamente. Tem o famoso finasterida, que visa impedir a formação de DHT (que eu expliquei no primeiro post), preservando o que resta, ou no mínimo minimizando a degradação. E o efeito broxa é mais placebo, e acontece em poucos casos.
Pepsilitro
Concordo, realmente quem não tem caso de calvície na família, e não é da genética ficar careca, pode treinar pesado e etc que dificilmente vai ter problemas. Porém quem tem aquele pai/tio careca, acho que os pontos que eu coloquei podem agravar/adiantar muito a calvície.
Serjão
Interessante ter diminuído a queda. Talvez você estava muito menos saudável e mais stressado antes, e o treino resolveu parte disso. Mas já li uns outros posts seus, e se não me engano você tem 29 anos né? Costumam dizer que nessa idade (30+), se o cara não ficou careca ainda, a tendência é ficar estável (sorte!), pois o corpo não produz mais tanta testosterona e os hormônios ficam menos intensos. Então talvez você já tenha passado do "ponto crítico".
Tyler Durden
Cara, eu até gostaria de pensar assim também. Mas com tanta evidência teórica e prática, não consigo achar que é mito.
MarinhoBF
Muito boa a sua resposta. O meu ponto é que a musculação agrave e acelere o fator genético, pelos pontos levantados no primeiro post. Estou tomando finasterida, e não pretendo tomar esteróides e anabolizantes. Você acha que ao treinar musculação, sem uso de esteróides e anabolizantes, utilizando finasterida, não há riscos expressivos de queda?
No meu caso, eu treinei 2 meses e já notei uma queda muito forte. Aquela queda de você tomar banho, lavar o cabelo e ver vários fios na mão, de virar de lado, e "Nossa! Outro fio", de estar lendo, e de repente cair um fio no livro. E continuou por vários meses, só foi estabilizar agora, depois de uma perda muito significativa. Não estou treinando no momento, estava planejando voltar agora, porém acho que não vale a pena desevolver mais musculos e ficar careca tão jovem. Fico receioso, embora tenha muita vontade de voltar a treinar.
Bem, agradeço as respostas, inclusive as de quem eu não comentei individualmente. E se quiserem comentar mais sobre o assunto seria ótimo, pois acho que é um tema que afeta a todos nós. Pois gostaria de treinar de uma forma sustentável, sem riscos de queda e agravamento da calvície. Caso contrário, vou ter que escolher: Músculos ou cabelo. E isso é frustrante, afinal ninguém quer ser escorregador de pernilongo, bola de boliche e etc!