Como vejo, o tópico é antigo e ninguém ainda respondeu de forma satisfatória. E, como é o primeiro na pesquisa de "câimbra abdominal", vou deixar aqui uma resposta que pode ajudar a todos:
- Primeiro passo é procurar um médico (pode ser clínico geral) para descartar a possibilidade de hérnia ou qualquer outro problema. Aproveite e peça exame de nível de potássio. Pessoas que suam muito, emagreceram muito em pouco tempo ou tem uma dieta muito pobre em variedade de alimentos podem ter deficiência desse mineral, que está ligado às câimbras.
- Descartado o problema médico, é preciso que você fortaleça seu abdomen, bem como toda a região do core. Mesmo aqueles que são sedentários precisam fazer esse tipo de fortalecimento. Caso sua condição médica seja sensível, é bom que isso seja acompanhado de um profissional.
- Se você está muito acima do peso ou tem barriga, é possível que as gorduras visceral e a subcutânea estejam pressionando segmentos do músculo abdominal, impedindo que o sangue circule em alguns lugares. Se for o caso, tente utilizar exercícios de isometria que não façam a contração do músculo através de abdução completa, como prancha e suas variações. Comece com treinos mais leves e frequentes (dia sim, dia não)
- Trabalhe com endurance abdominal, para tentar melhorar a oxigenação e irrigamento sanguíneo no local. Se você faz abdominal com pesos, treine com mais repetições e menos carga. Se treina com declive, volte ao solo.
- Faça alongamentos específicos para a região abdominal todos os dias e, especialmente, antes, durante e depois dos seus exercícios para a região. Um que ajuda muito é esse, mas existem outros exemplos espalhados na net.