Não é o mesmo treino para hipertrofia, muito pelo contrário, um treino aos moldes de algo voltado para hipertrofia diminui a performance para qualquer outro esporte que dependa de força-velocidade.
Tem MUITA coisa que se faz na academia para a preparação física no futebol:
- treinamento isométrico;
- treinamento de potência (que o padrão ouro é na academia e não no campo como tu colocou);
- pliometria;
- força máxima (em menor grau);
- controle motor e aceleração.
Tem muita coisa que se pode fazer tudo depende de em que momento tu está, de como a tua performance física está, do que tu precisa melhorar no curto-médio-longo prazo e assim por diante.
A preparação física vai muito além do evitar lesão e ela diminui riscos, não previne nada, lesão é muito fatorial e depende de muita coisa.
Simplesmente a pratica de sprint não diminui risco de nada, assim como também não tem potencial elevado para melhorar a mecânica de movimento, se assim fosse, velocistas simplesmente fariam inumeros tiros ao invés de fazerem variados drills coordenativos e exercícios de controle motor/integrativos para melhorar a ação motora competitiva.
Flexibilidade não previne lesão nenhuma, muito pelo contrário, pessoas muito flexíveis e FRACAS, são muito sucetíveis a lesão. Treinamento de força feito pensando em flexibilidade e em ganhar força em graus elevados de alongamento sim diminuem o risco de lesão.