E aí, irmãos, decidi começar um diário de treino para registrar minhas marcas. Uma hora editarei o post principal aqui e explicarei melhor minha filosofia de treino, meu planejamento etc. É um pouco complexo, porque também eu analiso muito a minha situação no momento, como me sinto.
Estou fazendo treino na academia 4x por semana, uper/lower 2x, mas em casa faço vários "mini-treinos" de calistenia. Também pratico sprint e bicicleta.
Estou treinando há três meses, mas tenho experiência passada com academia e calistenia, então tive muito resultado de memória muscular. Fiz uma periodização de mais high reps para dar uma irrigada nos tendões, agora comecei uma periodização de força, praticando muita 1rm.
Tenho 185 de altura e 78kg. 28 anos.
Treino de hoje
Supino articulado
5x40kg
3x60kg
1x70kg
1x80kg (falha)
1x74kg
1x76kg (PR)
Shoulder press articulado
5x20kg
3x40kg
3x50kg
1x56kg
1x60kg (PR)
Remada Curvada (Observação, como não sei direito o peso da barra, coloco só a anilha, estimo que a barra seja entre 6kg a 10kg)
5x40kg
3x80kg
2x100kg (PR)
Puxada vertical articulada com towel hang
5x60kg
3x80kg
3x100kg
2x110kg
1x120kg (PR)
JM press no smith (não sei o valor da barra, coloco só as anilhas)
8x20kg
8x30kg
7x30kg
Facepull (não sei quando pesa cada "stack" da máquina, não vem o peso, o peso de cada um é entre 5kg e 10kg, acho que é bem mais de 5kg, pois há outro cross que é bem mais leve e vem com 5kg em cada pilha)
3x12x6 pilhas
Elevação lateral com haltere
3x8x6kg
Overhead cable curl
3x15x15kg
Fly na máquina
3x15x40kg
Triceps rope pushdown (confesso que nem vi o peso, às vezes decido o peso de isolador pelo sentimento)
2x15
1x8
Hiperextensão lombar
1x60 com peso do corpo
Estou voltando exatamente uma semana depois da dengue, acho que posso melhorar essas cargas, provavelmente haverá noobs gains, não só por eu ter voltado recentemente à academia, mas por recentemente ter voltado a fazer 1rm. Nunca tinha feito supino articulado antes, aliás, nem smith Machine, a sensação até que foi boa, fiquei com medo de zoar o ombro, porque já tive experiência negativa com máquinas, mas acho que hoje em dia estou com a mobilidade em dia.
Aliás, diga-se de passagem, é uma ideia bem doida que eu tive de fazer 1rm em máquina. Sempre tive preconceito, mas honestamente não é uma má ideia se pensarmos bem. Não tenho outro meio de tirar 1rm com segurança no supino. Quanto ao shoulder press, fazendo frontal, tive desconforto na coluna que atrapalha meu agachamento e terra no dia seguinte, quanto ao behind the neck, quase machuquei o pescoço, então desisti e decidi fazer na máquina mesmo. Trabalho de core já faço um monte com a calistenia e descanso minha coluna para o agacho e deadlift.
Nunca tinha feito JM press, senti muito meus cotovelos, é muita pressão ali, mas a sensação foi boa. Alguns reclamam de muito desconforto, acho que há uma questão de mobilidade. Comentarei futuramente mais sobre mobilidade, acho que estou bem nesse quesito e isso ajudou nesse exercício.
Estou decepcionado com a remada, pensei que iria fazer uns 120kg totais pelo menos, talvez até 130kg. Acho que a questão foi que senti um pouco a coluna, há duas semanas senti um pouco a coluna fazendo RDL. Acho que instintivamente desliguei. Inclusive fiz a série duas vezes com o mesmo peso, pois achei a técnica da primeira ruim. Não senti que tinha mais força no tanque, talvez 2kg em anilhas a mais, mas cheguei praticamente ao limite.
A surpresa positiva foi a remada vertical, 120kg e sentia que tinha muito mais no tanque, não fiz mais porque não havia mais espaço para colocar anilha, sem brincadeira. É que eu coloquei muitas anilhas de 10kg, na próxima colocarei só 20kg. Eu iria gastar muito tempo realocando as anilhas. A ideia de se fazer 1rm nesse exercício é ter carry over para a barra fixa de uma mão. Uso toalha para aumentar a força da pegada, mas uma agradável surpresa é que com a toalha o bíceps é muito mais exigido para estabilizar a puxada. Creio que isso também ajudará futuramente na barra de uma mão, pois se requer muita estabilidade com uma só mão. A perspectiva é boa, 120kg em tese seria mais de 1.5bw do meu peso corporal. Vejamos quanto progrido em um mês, a barra de uma mão pode estar chegando bem rápido do que o que se poderia imaginar.
Geralmente faço 6x compostos mais pesados mais ou menos fixos e isoladores ao sabor do dia.