Olá pessoal. Primeiro post meu aqui.
Treino em academia musculação há mais de 1 ano, 5 a 6 dias por semana, com acompanhamento de Personal que monta meus treinos e me dá suporte via WhatsApp e também localmente na academia que frequento. Tambem tenho acompanhamento com nutricionista. Meu treino está com periodização ondulatória. Meu sono e alimentação estão muito bem realizados diariamente na rotina.
Em treinos de força (poucas repetições com 90 a 100% de 1RM) sinto que vou ao máximo e consigo executar com boa técnica e noto meu progresso nas cargas.
Agora notei que em treino com altas repetições, mesmo em de-load com 3 dias para 1 de descanso e com 60 a 77% de 1RM, noto que meu coração quase sai pela boca. Consigo finalizar meus treinos mas sinto que altas repetições com baixa / média carga são muito mais difíceis do que baixas repetições com muita carga.
Exemplo:
No deadlift (levantamento terra), meu PR é de 124kg (100%de 1RM), com 5 series de 1 repetição e 4 a 5 minutos de descanso entre as séries.
Considerando que meu sono e alimentação estão adequados e constante, junto com os deloads programados, porquê eu acho muito mais difícil fazer o treino de altas repetições com, sei lá, 3x15 de 77% 1RM (ou seja, 95kg) com 1 minuto de descanso do que fazer os PRs no treino de força? Meu batimento cardíaco chega perto do limite e quase morro. Isso é um problema de cardio? Ou existe outra variável que preciso considerar aqui?
Se for cardio, o que melhora esse cenário? Treino HITT? Cardio de esteira de média intensidade 3x por semana por 30 minutos?