Olá, amigos. Espero que todos estejam bem.
Por contexto, um acontecimento ao fim do meu treino de hoje me deixou um tanto quanto pensativo. Tendo me mudado da cidade onde residia no ano passado, aos dezessete anos, frequento a academia de meu atual bairro há pouco mais do que um ano e meio, e felizmente não encontrei muitas dificuldades com relação à manutenção do progresso já conquistado no meio dessa transição toda. Isso implicou, naturalmente, na continuidade da progressão de carga nos exercícios de minha ficha, quando adequado, mas, hoje, ao aumentar a carga que utilizo na cadeira adutora ao fim do treino para 80kg, me foi chamada a atenção pelo instrutor do período para a necessidade de tomar cuidado com o ''treino de ego'' quando me foi dito algo no sentido de ''Eu, por exemplo, treino há cinco anos e pego um peso bem menor do que esse aí. Tome cuidado.''
Na ocasião, não me foi apontado nenhum erro de execução, de fato, naquele ou em qualquer exercício prévio, e exatamente por isso me senti motivado a tentar ter certeza, por meio deste post, de que o que venho fazendo é certo ou não, considerando o objetivo de ganho de massa muscular. Ainda assim, sendo ele o profissional da história, e, acima disso, alguém mais experiente que treina há mais tempo, preciso dar ouvidos e pensar no que me foi dito. Planejo requisitar um acompanhamento maior nos treinos que farei daqui em diante, é claro, mas aqui vai a dúvida: como identificar, na prática, se não estou cometendo o erro de treinar ego, apesar de pensar ou ter a sensação de que está tudo correto quando ''sinto'' os músculos corretos trabalharem em um exercício x?
Tudo isso pode ser um receio por parte dele em decorrência da discrepância entre esse peso em um exercício x e o meu aspecto atual? Não sei, é uma possibilidade, considerando que apenas com seis meses de treino eu pude, de fato, tratar a minha alimentação com a responsabilidade que deveria, e isso tem grande influência nos resultados ''ao fim do dia''. Mas à parte das especulações e o golpe que o meu ego sofreu hoje (haha), é melhor prevenir do que remediar, como dizem.
Como está óbvio, ainda me considero um iniciante, então posso ter concluído alguma coisa indevida dessa situação toda ou falado besteira, e peço paciência de antemão. Obrigado!