Salve galera, sou novo aqui (apesar de já acompanhar o fórum faz tempo). Treino faz uns quatro anos, mas só ano passado que eu resolvi pegar gosto pela musculação (e foi justamente nesse período que eu comecei a obter algum resultado, mesmo que pouco). Também foi o período que eu comecei a fazer bulking e até consegui aumentar um pouco o meu peso, mas além de estagnar (fiquei um tempão fazendo basicamente a mesma coisa) eu acumulei um pouco de gordura corporal. Ou seja, me tornei aquela típica pessoa que parece forte quando está de camisa, mas sem ela é outra história...
Ok, então eu devo alterar minha dieta para o cutting, certo? Não sei, pois o meu problema é que parece não existir um consenso para os falsos magros, já que Deus nos fez magros e ao mesmo tempo gordos. Então eu vejo muita gente falando que o certo seria fazer o bulking, enquanto outras falam que o cutting seria o mais vantajoso (e alguns ainda adicionam dieta flexível na discussão). Para piorar, parece existir um nível de "falsa magreza" recomendada para fazer bulking ou cutting.
Então é aí que vem a minha duvida: levando em conta os meus dados e foto abaixo, devo fazer cutting ou um bulking (se for o último, limpo ou pode sujar de vez em quando)?
Dados atuais:
Idade: 27 anos
Altura: 1,66cm
Peso: 67kg
Cintura: 85cm
BF: 21,3%
Massa magra: 52,7kg
Massa gorda: 14,3kg
Foto:
Obs.: Eu já era falso magro antes de começar o bulking, com a diferença de que eu era MUITO mais magro do que antes (pesava 54kg antes da academia) e a minha barriga era mais "pontuda" do que agora devido ao excesso de refrigerante (parei de vez com isso).