Oi gente! Preciso muito da ajuda de vocês, também funcionará como um desabafo. Tenho 24 anos, 162cm de altura e atualmente peso 62kg. Era extremamente desentária, então iniciei crossfit na pandemia e lá fiquei por dois anos. Ao longo desses dois anos, o máximo de peso que já tive foi 65kg e o menor peso foi 56kg. Comecei com uma alimentação por conta própria, que não vou nem chamar de dieta, com a ideia de aumentar minha proteína e diminuir meu carbo para dar uma "secada", mantive essa alimentação por algum tempo e obtive ótimos resultados de definição. Mais ou menos no mês de setembro deste ano passei com a nutricionista, pois meu desejo era emagrecer ainda mais. Aqui, preciso ressaltar que sempre comi bem, mas conseguia me controlar, pois fazia a contagem de macros, me poupava durante o dia quando sabia que comeria besteiras a noite, sempre gostei de doces, mas de uma forma normal, como a maior parte das pessoas. Ok, passei com a nutri e nossa meta era chegar aos 56kgs (na época estava com 58kg). Em cerca de 15 dias seguindo a dieta consegui bater os 56kg, treinando 6x por semana no crossfit e saindo poucas vezes da dieta prescrita. Me vi com a barriga trincada, definidissima, porém tendo ciência que não estava com nada de bumbum e pernas, e todos a minha volta me falavam o quanto eu estava magra.
No dia que cheguei aos 56kgs, tive um "surto", quis comer até o reboco das paredes, tanto que no fim da noite me pesei novamente e estava com 59kgs (56kgs a 59kgs no mesmo dia, e eu sei que não era tudo gordura, mas ainda assim me assustei). Desde então comecei a ter um problema muito sério com compulsão, sempre no período da tarde/noturno e em especial por doces, de chegar ao ponto de ir em dois rodizios de pizza numa mesma semana SOMENTE para comer as pizzas doces e comer cerca de 20 pedaços (do tamanho normal) de pizza, sendo umas 13 doces. Ou então de comer um mega lanche com dois hamburgueres e pedir uma pizza doce e comer inteirinha sozinha a pizza. Me vi desaninamada dos treinos de crossfit e com vergonha de aparecer no local onde eu treinava.
Como já estava insatisfeita com meu corpo, pois em que se pese a barriga estar linda, estava me sentindo desbundada rsrsrs, comecei a musculação. Inicialmente a ideia era cumular os dois e assim foi por alguns dias, crossfit e musculação (talvez como uma forma de compensar o quanto eu estava/estou exagerando nos doces e besteiras).
Atualmente, depois de dois anos treinando crossfit e tendo transformado meu corpo e minha resistencia, decidi sair e ficar na musculação, pois voltei a gostar de musculação e me sinto melhor na academia do que no crossfit. Com essa troca me veio o medo de engordar, pois atualmente estou com 62kgs, pude perceber um acumulo de gordura na barriga, perdi o shape (também com o que eu estava comendo rsrsrs...), mas sei que ganhei massa magra, pois senti melhora das pernas e glúteos.
Ocorre que continuo com esse problema: me alimento bem até as 16hrs, quando bate esse horário começo a desejar muito doce, a ponto de pensar que uma fatia de bolo não me satifaz, e sim o bolo inteiro, ou um rodizio de pizza doces. Sei que tem a questão psicológica e que preciso de ajuda, mas andei pesquisando um pouco e vi a relação entre um dieta pobre em carboidrato e esses episódios de compulsão por doce. E até o presente momento tenho medo de colocar carboidrato na minha dieta, pos vezes consumo 160g de protéina, 110g no máximo de carbo e 50g no máximo de gordura, justamente por me sentir receosa em ganhar mais gordura, em que se pese meu desejo atual ser ganhar massa (de forma moderada, pois desejava manter a barriga bonita). É díficil para quem já teve um shape legal se ver saindo dele, por mais que seja com o intuito de ganhar massa muscular. Atualmente continuo com o problema com os doces, sentindo essa vontade incontrolavel de comer de uma maneira MUITO EXAGERADA, de forma que um pouco de doce não me bastaria. Meu questionamento é: vocês acham que essa questão pode estar relacionada com a dieta pobre em carbo? E quanto vcs me indicariam comer em média de carbo, proteína e gordura para um ganho moderado, tentando ao máximo manter a barriga legal, sem tanto ganho de gordura?
Tenho ciência que há fatores externos, por exemplo ansiedade. Uma curiosidade: minha irmã iniciou o crossfit comigo e também possui uma dieta em que a proteína é maior que o carbo, e também ocorreu o mesmo com ela: compulsão por doces, sendo diagnosticada com compulsão alimentar, depressão e ansiedade.
Gostaria muito de "voltar a ser normal", quando uma fatia de bolo me saciava e não um rodizio de pizzas doces
Se puderem me dar um help quanto aos macros e calorias, porque tenho medo do carboidrato, mas tenho para mim que foi a falta dele que tanto me afetou...
Mais uma observação: consumia cerca de 1.400 calorias até no máximo 1.600, hj consumo no máximo 1.700 calorias...