Salve mano, tenho hérnia na lombar (L5-S1) há 6 anos, treino direto há um ano e semana passada tive uma crise depois de um treino de ombros. Vou perder alguns dias de treino e estou tomando remédios por causa disso. Relembrando o treino, vejo que estava "roubando" (muito peso) e compensando com a coluna, balançando mais do que deveria.
Sempre pesquisei os exercícios que posso fazer, e por não sentir dor toda hora, acabo às vezes exagerando ou negligenciando algumas recomendações. Acho que o limite varia de pessoa pra pessoa, mas o nosso core é usado em grande parte dos exercícios, então é muito fácil se lesionar quando se tem um enfraquecimento dessa musculatura. Preste bastante atenção nas suas execuções em exercícios pra costas ou com peso livre. Prefira fazer alguns exercícios em pé, se for possível (desenvolvimento por exemplo). Pela minha pouca experiência corto totalmente alguns exercícios. Não faço agachamento livre, stiff, a maioria dos abdominais (o prancha é muito bom), corrida (nem na esteira) entre outros. Qualquer coisa que gere impacto (pular corda talvez entre nessa) ou curvatura repetida eu evito. Tenho 1,72 e 95kg.
Enfim, pode treinar sem medo, mas sempre peça ajuda ao professor e veja vídeos das execuções corretas, você só vai conseguir treinar por bastante tempo com esses cuidados.