Boa tarde pessoal. Tenho 33 anos, 1,86 e 86kg e ~23%BF. Nunca treinei bem focado (boa aderência, dieta controlada e variando os treinos), em geral conseguia no máximo manter uma rotina de 3x por semana e olhe lá. Esse ano, depois de 2 anos praticamente sedentário resolvi perder peso comendo menos lixo, sem exercícios (baixei de 96kg em março para os atuais 86). Agora estou há quase 1 mês treinando, entre 4x e 6x por semana, seguindo uma planilha de adaptação, contando macros para manter o peso (não quero perder massa magra mas muito menos aumentar BF). Estava sondando a hipótese de em no mínimo 6 meses de treino iniciar TRT.
Ocorre que em uma consulta de rotina solicitei, por curiosidade, o teste de testosterona total e deu 1230,91ng/dL. Fiquei desconfiado e fui à um endócrino. O mesmo supôs que, por eu tomar fina a minha testo acumula por eu inibir a produção de DHT. Me passou exame de testo total, livre, biodisponível e DHT, além de um fuckin eco das bolas 🤣
Pois então fui à outro laboratório realizar os exames e fiquei um tanto assustado:
Testosterona Total: 1014,0 ng/dL
Testosterona Livre : 22,01 ng/dL
Testosterona Biodisponível : 516,11 ng/dL
Tudo acima do limite
DHT: 813 pg/mL
Inferior ao limite porém bem alta de qualquer forma.
Eco está marcada, em breve lanço resultado.
Estou com um pouco de medo de iniciar qualquer suplementação hormonal. Não quero ficar grandão, apenas ficar um um corpo bacana e depois manter. Obviamente atalhos são bem vindos, porém não sei se vale a pena neste caso. Medo maior é sumir o cabelo que tenho em pouco tempo.
Valeu!!