Olha...sobre a questão da quantidade de água no shake, isso varia de pessoa à pessoa.Particularmente, 100 à 150ml de água já funciona muito bem pra mim, porém só através de testes para tirar as conclusões finais. Não é da noite pro dia que se faz isso. O que eu fiz: iniciei com 100ml e fui aumentando mais 50ml, periodicamente, e anotando todas as reações orgânicas que eu sentia, tais como os sintomas de um pico de insulina na corrente sanguínea, anteriormente debatido no tópico. Dessa forma fui até a medida de 350ml, que, PARA MIM,nessa quantidade de agua, já era inexistente esses sintomas.
Com relação ao consumo de agua durante o treino, eu faço o seguinte: Nos dias de treino exaustivo, como o de pernas,o qual o consumo de agua é maior, procuro reduzir a quantidade de agua do shake imediato, somente pra descer com uma relativa facilidade, já que o estomago se encontra agua, mas com certeza, se tiver um nivel de agua elevado no estomago, o pico será reduzido.É só fazer o teste pessoal.Tudo na vida é experiência e o que conta, com absoluta certeza nesses testes é a individualidade biológica.
Agradeço, desde já, ao Paulmito, que ajudou e bastante a sanar muitas dúvidas aqui do pessoal inclusive a minha e que foi pioneiro nesses testes aqui no tópico.
Abraços