Bom, vou tentar explicar +- aqui, se não entenderem algum termo perguntem..
Todos sabem que a função principal dos rins no oragnismo é a "filtração" do sangue, tirando da circulação os excessos de "nutrientes" e os produtos indesejáveis do metabolismo. Isso ocorre em uma micro-estrutura renal chamada néfron (cada rim possui milhões desses). No néfron, temos o glomérulo, onde existe um emaranhado de vasos sanguíneos muito finos, que entram em contato com a Capsula de Bowman (outra unidade renal). Nesse contato da parede do vaso e do néfron ocorre a passagem de líquido (plasma) e dos solutos da circulação para o interior dos túbulos renais (sistema que vai exteriorizar a urina).
Existem vários fatores que influenciam essa filtragem e na quantidade de solutos que vão passar do vaso para o túbulo. Todos os fatores que aumentam a filtração glomerular a níveis muito acima do que o rim está acustumado (SOBRECARGA RENAL), acabam por lesar as membranas dos vasos e cápsula de Bowman, por onde passam as substâncias, pois é um sistema muito delicado, cheio de fenestrações (buraquinhos mto pequenos). Cada néfron que é lesado sofre um processo chamado Esclerose, ficando inutilizado, muitas vezes pro resto da vida. Se a sobrecarga ocorrer por períodos muito prolongados, pode levar a pessoa a desenvolver uma síndrome chamada Glomeruloesclerose Focal e Seguimentar (GEFS), podendo culminar em Insuficiencia Renal Crônica e em diálise.
Esse é o caso do hipertenso, que por possuir uma pressão muito aumentada nos pequenos vasos glomerulares (e em todos os vasos do corpo), aumenta a filtração no glomérulo, sobrecarregando a taxa de passagem de substancias pelas membranas.
No nosso caso, uma das maneiras de sobrecarregar os rins, é pela ingestão aumentada de proteínas. A proteína, quando em excesso na circulação acaba por passar pelas membranas glomerulares em grande quantidade aumentando a taxa de filtração glomerular (sobrecarga renal). Quando sua concentração dentro dos túbulos é muito grande, ela puxa água e outras substâncias junto com ela, o que faz os rins trabalharem ainda mais. As consequencias de uma sobrecarga por períodos prolongados, qualquer que seja o fator desencadeante (hipertensão ou ingestão aumentada de proteínas) leva às mesmas consequencias.
O ideal seria, enquanto fazendo uso de suplementação protéica e dietas hiperprotéicas, controlar o nível sérico de Creatinina, exame simples e rápido, que dá uma idéia das condições dos rins. Pessoas com bastante massa muscular podem ter uma elevação fisiológica nesse exame, pois a creatinina nada mais é que um metabólito muscular. Mas já aviso, creatinina maior que 1.2 mg/dl não é recomendado e deve-se ter cuidado.
Nada melhor que consultar um médico e ter acompanhamento de uma nutricionista sempre que for iniciar uma dieta ou suplementação alimentar. Muitas pessoas possuem função renal prejudicada sem mesmo ter qualquer sintoma, e uma sobrecarga iria diminuir muito a vida útil dos rins do indivíduo.
Abraços