Leandro, você é Nutricionista?
Bem, gostaria de primeiramente parabeniza-lo pelo texto, está resumido e prático.
Porém eu gostaria de fazer algumas observações.
1- Estudos mostram que equações como a de Harris & Benedict podem, de maneira geral, superestimar em até 20% o GEB. Além disso, a fórmula de Harris e Beneditc são utilizadas durante o planejamento de de tratamento dietoterápico, ou seja, de individuos hospitalizados, enquanto que a fórmula simpkes da OMS é bem mais utlizada para estimar o GEB de um individuo sadio. Exemplo de calculo simplidicado para Ganho de Peso (30 x 35 kcal/kg peso) Martins e Cardoso (2000.
2 - O fracionamento das refeições devem ser adaptadas à disponibilidade e/ou funções e atividades do individuo, evitando-se por isso divisão simples como "2000 kcal por 4".
3 - De onde você tirou que a recomendação de proteína é 2-3 gramas por Kg? A DRI de 2002 recomenda 0,8g/Kg e em casos de catabolismo sugere-se valor superiores a 1,0g/kg/dia, mas nunac ultrapassando 2,5/kg/dia. Segundo a OMS, se a taxa de metabolizaçãoda Proteína for superior a 10%, é considerado desperdício de proteína de alto valor biológico.
4 - Deve-se dar atenção básica à distribuição dos macronutrientes,50-60% de Glicídios, 25-30% de Gorduras e 10 a 15% de Proteínas.
5 - O PRINCIPAL. Toda conduta dietética esta subordinada ao individuo, se há meninos, rapazes, homenes, idosos, logo temos variações diferentes pra cada faixa no quis respeito a Valor Calórico da Dieta, Gasto Energético, recomendações nutricionista e etc.
Grande Abraço