PAREM AS MÁQUINAS - SNC
Oi pessoal,
Obrigado pelas dicas embasadas em ciência, mas as coisas mudaram. Acabei de ser diagnosticado com SNC (sensibilidade ao glúten celíaca). Ou seja, acabaram-se as inflamações do meu intestino que me impossibilitavam de assimilar vitaminas, minerais e gorduras. Nas 5,5 primeiras semanas sem glúten perdi 2 kg, sem nenhum esforço. Depois passei para dieta hipocalórica de 2160 kcal, não senti fome uma única vez fora dos horários da refeição. Nas duas últimas semanas perdi 4,5 kg, que é o que normalmente perco nas 2 primeiras semanas, basicamente água e fezes. Depois costumo estabilizar em 0,8-1,0 kg por semana. Acho que agora que estou treinando pesado pode haver um pequeno ganho de massa magra é provável que esse valor fique um pouco abaixo.
Na realidade usando a equação de Harris-Benedict meu gasto diário ficou em 3.750, mas li um artigo que afirmava que para pessoas com BF elevado a TMB podia baixa em até 80%, chutei aí uns 85%. Recalculei meu gasto e ficou em 3.250, ou seja, 1.100 de déficit diário, o suficiente para perder 1,0 kg de gordura por semana. Meu déficit teórico está em 1600 por dia o que daria 1,45 kg por semana. Mas quero me limitar à 1 kg para não reduzir as estrias, que tive quando emagreci rápido demais.
Quanto à SNC, a ansiedade e a irritabilidade diminuíram muito, bem menos da metade. A disposição está muito melhor. Nada de gases, diarreia (leve) ou desconforto abdominal. O sono melhorou muito, até passei de 8 para 7 horas diárias. E também as dores de cabeça estão muito mais raras, tive só uma nesse período. Os sintomas eram leves, se intensificaram em dezembro. Daí fui atrás de médico, até achar um especialista se foram 3 meses. Como eu já imaginava que era isso cheguei lá com quase 7 semanas sem glúten.
Abraço a todos.