Cara indiscutívelmente esteroides tem um potencial efeito nocivo sobre a saúde. Muito mais que a maioria desses medicamentos que você citou como xarope e antiflamatorios.
Mas a maioria desses efeitos podem ser amenizados, só que isso vai exigir esforço e consistência.
As doenças cardíacas são a principal causa de mortalidade no mundo atualmente. Podemos elencar alguns fatores de risco para isso. Os principais: pressão alta, dislepidemia, obesidade, sedentarismo, potencial genético.
O interessante é que um fator puxa o outro então normalmente eles ocorrem em conjunto (dislepidemia leva a hipertensão e vice-versa).
Esteroides tem impacto danoso na saúde cardiovascular em 3 sentidos principais: aumento da pressão, piora do perfil lipídico, hipertrofia das câmaras cardíacas.
Os cardiomiocitos (células musculares do coração) são células altamente especializadas e praticamente impossíveis de regenerar, assim lesões ao músculo cardíaco e hipertrofia patológica do coração são irreversíveis. Quando você usa esteroides todos os seus músculos estão propensos a uma maior hipertrofia, inclusive os músculos do coração, se esse fator é somado a hipertensão sistêmica a hipertrofia cardíaca é agravada pois o coração precisa fazer mais força para bombear o sangue (é como se você estivesse aumentando a carga no treino). Por isso o usuário de esteroides precisa ter um cuidado redobrado.
Controlando esses fatores dá sim pra usar de uma maneira saudável. Obviamente você terá mais riscos do que se não usasse mas na minha visão se você ama o lifestyle vale a pena.
Então o que seria uma conduta adequada pra usar esteroides de uma maneira mais saudável
1- Exames periódicos a cada 6 meses no máximo (hemograma e perfil lipídico, eletro), se tiver disposto a gastar mais grana ou tiver plano dá pra fazer um ecocardiograma uma vez por ano.
2-aferir a pressão e garantir que esteja controlada.
3-De acordo com os resultados dos exames encaminhar a dieta pra reduzir os potenciais nocivos (manter controlado principalmente o ldl) o hdl de quem usa esteroides provavelmente vai estar abaixo do normal, isso é aceitável contanto que o ldl esteja controlado.
4-cuidado com o hematocrito (hematocrito alto aumenta pressão e o fato do sangue estar mais viscoso aumenta a sobrecarga sobre o coração)
5-Faca aeróbico regularmente (aeróbico aumenta a eficiência cardíaca o que gera um efeito cardioprotetor).
6-Ficar longe de estimulantes beta-adrenergicos.
Eu sou estudante de medicina e pretendo trabalhar nesse área após a graduação, então sempre que sobra um tempinho eu dou uma estudada kkk. Recentemente comecei a usar testosterona e tem me ajudado bastante a conciliar a rotina de treinos, faculdade e trabalho. Hormônios tem um potencial incrível pra melhorar a qualidade de vida... É só saber o que tá fazendo.