Salve! Tenho 36 anos (1.75m/70Kg falso magro) e depois de um tempo parado voltei a treinar e pela primeira vez na vida decidi obedecer a dieta e calcular os macros direitinho: inicialmente senti maior disposição e energia mas depois do primeiro mês a energia voltou a "normalizar". Decidi fazer exames pra ver como estava o perfil hormonal, resultados abaixo:
-FSH: 6.88 IU/L
-Testo livre: 8.01 ng/dl (0.278 nmol/L) (calculada)
-Testo total: 281 ng/dl (9.75 nmol/L)
-SHBG: 15.3 nmol/L (bem abaixo do limite)
-TSH: 3.13 mU/L
-T4: 16 pmol/L
-T3: 5.46 pmol/L
-Estradiol/estrogenio: 17 pg/mL (63.3 pmol/L)
-LH: 4.26 IU/L
-Cortisol: 332 nmol/L*
*O lab que eu fiz usa nmol/L como medida padrão, converti alguns números pra facilitar a análise
Diz no relatório que o único fora é o SHBG mas essa testo baixa mesmo com SHBG baixo me parece ruim... Não tenho problemas de libido mas disposição as vezes falta e o não tenho conseguido evoluir nada em cargas no treino, pelo contrário, com a mesma carga tenho mais fadiga e algumas dores nas articulações tem começado a aparecer. Tentei um pre-workout da optimum mas na dose recomendada eu fico sem dormir e muita dor de cabeça, se eu tomar 1/5 ou 1/10 da dose o treino rende muito e as dores aparentam diminuir.
Não considero ciclos nem hormonizar apenas pelo treino mas nessa idade com dificuldade de ganhar massa e indisposto me parece que TRT pode ajudar... Pretendo levar os resultados ao médico assim que retornar de viagem a trabalho, mas queria a opinião de quem ja passou por isso... é caso pra TRT ou seguir natural? Vejo muitos comentando que abaixo de 300/350 ja é caso pra TRT, mas com a libido em dia e a cabeleira indo embora fico na dúvida se isso traria algum risco (pra libido mesmo, porque o cabelo ja estou desapegado). O que esperar da conversa com o médico? Mais alguma coisa além da testo e SHBG a considerar no meu exame?
PS: dieta está OK para os macros, boa ingestão de omega 3, suplementando magnésio, zinco, complexo B e vitamina D, além de albumina pra bater os macros. HDL e LDL em ordem de outro exame que não tenho em mãos.