Depois de toda a aventura de comprar, receber e devolver, segue o review:
Cadeira Extensora E Flexora VTOM VT-05 - 5/10
Positivo
Barato: uma das opções mais baratas para a qualidade dos materiais oferecidos
Rolos permitem rotação, isto é, não são fixos e possuem ajustes de distância.
Negativo
O assento é muito pequeno (30x40cm), não oferecendo o suporte adequado para as pernas.
O tamanho do assento também inviabiliza a execução correta de flexão em pé, pois é muito difícil encaixar o joelho no assento para ter algum suporte (já que o assento é tão estreito).
A barra para mesa flexora é muito curta, o que impede a execução correta desse exercício, pois diminui a amplitude e a carga efetiva quando a perna está flexionada.
Rolos são muito duros, não possuem nenhum tipo de acolchoamento.
Ofertado como um 3 em 1, mas na verdade tá mais para: pague 3 leve meio.
Avaliação
Esse aparelho tinha tudo para dar certo - no papel. Baseado em um design internacional (que estampava os primeiros anúncios do produto) ele é, na verdade, uma simplificação que tornou o design falho em vários pontos.
Primeiro erro é o assento: 30x40cm simplesmente não é o suficiente para acomodar as pernas do usuário, nem em comprimento muito menos em largura.
O encosto conta com 3 ajustes: 2 para extensão de perna e o último, horizontal para flexão. O ajuste mais vertical, faz com que as pernas percam completamente o suporte por conta do comprimento.
O segundo ajuste, sacrifica o apoio dos glúteos máximos, mas resolve o problema do comprimento. No entanto, nenhuma opção resolve o fato de que o assento é estreito demais para que as pernas possam repousar nele adequadamente.
O ajuste horizontal, faz com que apareça um incrível vão de quase 20 cm que sem dúvida é desconfortável e dá uma aparência de que está faltando algo.
O produto se propõe a permitir que usuários com até 1,90m de altura possam fazer 3 tipos de exercícios: cadeira extensora, mesa flexora e flexão em pé.
Eu tenho um 1,86 e ao tentar fazer cadeira extensora, os pés raspam na base do produto, ou seja, claramente ele deveria ser mais alto para possibilitar o movimento adequado.
Mesa flexora é uma experiência horrível porque a barra é muito curta (compare com outros aparelhos disponíveis no mercado), isso faz com que o movimento tenha baixa amplitude e a carga efetiva quando a perna está flexionada seja mínima, pois o ponto de apoio fica muito próximo ao eixo (seu joelho).
Flexão em pé até seria possível se o assento fosse maior, permitindo assim apoiar o joelho para conseguir alguma estabilidade no exercício.
Resumindo: produto não recomendado já que das 3 possibilidades que oferece, apenas uma delas funciona (sendo bem gentil). No entanto, creio que se o fabricante se atentar e corrigir alguns pequenos detalhes, poderia ser uma opção bacana para o mercado residencial.
Aonde Comprar
Mercado Livre (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1867369251-cadeira-extensora-e-flexora-_JM)
Site VTOM (https://www.vtomoficial.com.br/maquinas/cadeira-flexora-e-extensora)
PS: Ao entrar em contato com o fabricante, ele se dispôs a tentar fazer uma versão com o assento maior. No entanto, como já estava verificando outras opções e, por acreditar que o assento é só um dos problemas, não me interessei.
Fotos: