Pois esse médico falou que uma simples alteração na velocidade da esteira pode causar catabolismo, catabolismo não ocorre de forma simples e nem do dia para noite.
O catabolismo ocorre em condições extremas, quer um exemplo, dentro de um deficit calórico consuma apenas 80g de carboidratos no dia e baixe suas proteínas, pronto você vai causar um catabolismo, fica ainda mais intensificado se você deixar de treinar. Preste a atenção nas condições que usei de exemplo, deficit calórico, restrição de carboidratos e baixa quantidade de proteínas, tudo isso junto faz com que seu corpo entre em choque pois provavelmente sua maior fonte de energia que é a glicose está escassa, e para piorar as proteínas que ajudam a manter seus músculos também estão baixas, então seu corpo entende que sua massa muscular só está gastando a energia e sem treino ela não é necessária e com isso ocorre o catabolismo.
A maioria dos casos de catabolismo ocorre através da gliconeogênese onde seu corpo converte e utiliza como fonte de energia aminoácidos(presentes na sua massa muscular), ácidos graxos, entre outros componentes, esse processo ocorre por conta de restrições de carboidratos. Porém no corpo demora um tempo para ser realizada a gliconeogênese, pois seus estoques de glicogênio tem que estar vazios, e isso pode demorar dias e até semanas, então não tem como uma simples esteira na velocidade 6 causar catabolismo.