Vou dizer pra você como eu fiz, aí você vê se serve pra você...
Passo 1: promete pra você mesmo que você não vai mais se sabotar e cumpre a promessa; se você não cumprir uma promessa que fez pra você mesmo, não vai cumprir promessa nenhuma que faça a ninguém. Se sabotar é comer/beber qualquer coisa que não esteja planejado pra ser consumido, dormir menos de 6 horas por dia e deixar de treinar por motivos fúteis.
Passo 2: compra uma balança de cozinha e baixa um app que conte calorias (eu uso o FatSecret, ele é direto, simples e sem mimimi). Você não vai comer absolutamente nada que não tenha sido pesado na balança, nada mesmo. E não vai comer na rua mais, toda vez que sair de casa, vai sair com sua marmita na mochila e só vai comer a comida da marmita. Se algum amigo seu estiver comendo balinhas, docinhos, etc, é problema dele, o seu compromisso com você mesmo é seu e só seu.
Passo 3: assiste todos os vídeos sobre dietas e macros do canal do Leandro Twin no YouTube. Esse cara a partir de agora é seu coach, seu guru, seu mestre, o que ele falar é lei pra você. E até que você entenda e aprenda qual tipo de dieta e qual tipo de periodização de dieta funciona melhor pra você e para alcançar o seu objetivo, você come todos os dias da seguinte maneira: 2g/kg de proteína, 2g/kg de carboidrato e 1g/kg de gordura. Você disse que pesa 72kg, então 72x2=144 e 72x1=72. Logo você come por dia 144g de proteína, 144g de carboidrato e 72g de gordura. Se pesa em jejum a cada 2 semanas e vai reajustando estes valores conforme o seu peso for mudando. E tira fotos suas de todos os ângulos possíveis a cada 2 semanas e vai comparando elas. As fotos são importantes pra você ver a sua evolução e se manter motivado. E, também, a cada 2 semanas, após a pesagem e a sessão de fotos, faça uma refeição lixo como comemoração pela sua evolução (refeição lixo não é dia do lixo, é 1 refeição somente).
Passo 4: separa pelo menos 10 minutos do seu dia pra assistir vídeos de treinos (de musculação e aeróbicos) de profissionais e, quando você for treinar, usa o que você aprendeu nos vídeos e pede pra um instrutor da sua academia olhar você fazendo esses exercícios e corrigirem qualquer erro de execução que você esteja cometendo ou de postura durante a execução. Se os instrutores não levarem o seu protocolo a sério, troca de academia no mesmo dia e vai pra um lugar onde os profissionais estejam engajados em promover a sua evolução junto contigo.
A partir desse passos, o resto é natural. É só encarar com leveza e curtir cada parte do processo. Afinal é tudo pra você e só depende de você.
Salgadinho, bolachinha, refrigerante e outras coisas desse tipo, só em comemorações muito especiais. E quem comemora é porque vence. Quem comemora sem antes ter vencido está se auto sabotando, e você já prometeu a si mesmo que não vai fazer isso. Bom, mas isso é se tu achar essa ideia serve pra ti.
Usando esse passo a passo ou não, espero ter te ajudado de alguma maneira e ver outros tópicos teus aqui no fórum, sobre tua evolução e vitória.
E, brother, sem pressa, tudo a seu tempo... tudo que é importante e valioso na vida é construído aos poucos, com carinho e foco, nos mínimos detalhes.
Aconteça o que acontecer vai haver dor, mas te garanto que a dor das fibras rompendo e da dieta pegada é infinitas vezes melhor do que a dor do bullying e a do autojulgamento.
Abraço, irmão!