Entendo como "gênios da música" pessoas com um avançado intelecto musical, e com importantes contribuições. Mozart, sem dúvidas, foi um grande pioneiro no conceito "música" e com uma inteligência indescritível.
Agora, compartilhando um pouco sobre minha opinião, sou um amante do rock and roll e música brasileira. Diante ao exposto, citarei alguns gênios da música dos respectivos gêneros.
Na década de 60, consigo identificar um grande produtor e uma grande banda.
Brian Wilson, é o primeiro. Produtor do The Beach Boys, Brian, conseguiu elaborar um álbum que continha vários experimentais (Pet Sounds), como latas, sucata, etc, que revolucionaram a inserção de tais objetos na música. Resalvo que Brian tinha apenas uma pequena audição em um dos ouvidos, rsrs. Fica a recomendação do filme do artista: The Beach Boys: Uma História de Sucesso.
The Beatles, são o segundo. A cara estampada do Rock, REVOLUCIONOU o que conhecemos de música atualmete, sim, posso escrever uma dissertação enorme de como seria o mundo sem os Beatles (Yesterday o Filme me ajuda nisso, rsrs). A fim de poupar-me, recomendo-lhe um documentário exelente para firmar minha fala. https://www.skoob.com.br/livro/video/the-beatles-a-biografia/2310/3V6JCvdVYwY
Falando de Brasil ??, o samba, gênero inspirado dos batuques angolanos e "congaianos", abriu portas para uma porr#da de gêneros como o samba-carioca, bossa nova e até um funk. Ressaltando algumas figuras importantes, Tia Ciata foi uma das responsáveis pela sedimentação do samba, que em 1917 tinha suas faixas gravadas por telefone ?. Caminhando mais um poquinho, fecho minha fala citando Milton Nascimento e toda a galera do clube da esquina! (Minas é o fluxo). Milton, o mineirinho de Três Pontas, é bem reconhecido internacionalmente e nos apresenta até hoje ser um instrumentista de ponta e com uma voz inexplicável, comparada à cantoras Francesas da época. Ele e sua turma foram importantíssimos para popularizar o movimento que é a cara do Brasil, o MPB. Um movimento que amo de paixão e que dá muito valor à nossa música pela complexidade de arranjos e acordes (e bota difícil nisso, pois eu, como instrumentista, custo a tirar uma música, kkk).
Espero que a resposta tenho sido proveitosa. Um pouquinho da minha opinião!
Abraços, ☺️!