Chimarrão é uma bebida feita com a erva mate. A erva mate não é consumida no chimarrão, logo, as calorias presentes na erva não podem ser consideradas da mesma forma já que o objetivo é consumir a bebida resultante da infusão das folhas e pequenos ramos que é o que constitui o chimarrão. O conteúdo calórico da bebida conhecida como chimarrão é insignificante.
Algumas marcas adicionam açúcar à erva mas o chimarrão verdadeiro, o mate gaúcho, é a bebida amarga que a maioria aprende a apreciar desde muito jovem e o sabor do mate com açúcar é simplesmente intragável para quem se habituou com o sabor tradicional do chimarrão.
O valor calórico do chimarrão é negligível mas o excesso no consumo da bebida pode causar um desequilíbrio de eletrólitos (por causa o efeito diurético) e a cafeína em excesso também pode causar alterações indesejáveis como já foi dito.
Não podemos confundir chá mate com chimarrão, apesar de ambos serem infusões da erva mate, o chá mate é feito apenas com as folhas tostadas, já o chimarrão é produzido com a moagem das folhas e ramos secos. São bebidas completamente diferentes em termos de sabor. O chá mate pode ser consumido puro ou com açúcar, mel, ou outros adoçantes mas o chimarrão é costumeiramente consumido puro, sem qualquer adoçante.
Existe também o Tereré que é uma outra forma de se preparar a erva mate que também consiste numa infusão das folhas semelhante ao chimarrão porém é feito com água fria. O processo de produção da erva para Tereré difere ligeiramente do processo de fabricação da erva para chimarrão já que são usadas somente as folhas (os ramos são desprezados) e estas são picadas ao invés da tradicional moagem usada para processar a erva para chimarrão.