Masteron ja foi utilizado no passado em tratamento de câncer de mama em tumores sensíveis a hormonios. Atuava no conceito de inibir o crescimento de tumores hormonio-dependentes, por que competia com o estradiol nos receptores, reduzindo a sua ação.
Ou seja, possui efeito anti estrogenico, sem capacidade de inibir ou diminuir a producao de estradiol como fazem os inibidores de aromatase.
Ou seja, ela nao reduz diretamente os níveis sericos de estradiol, como anastrozol ou estradiol, apenas bloqueia os efeitos do estrogênio nos tecidos alvo, como o mamário.
O uso off-label de esteroides nao é mais pratica comum no tratamento de câncer de mama a anos, pois existem hoje medicamentos como os inibidores de aromatase e análogos ao tamoxifeno que são muito mais eficientes, sem boa parte dos colaterais dos eas, inclusive no caso específico das mulheres, virilizacao.
Hoje nao faria sentido algum utilizar, e aliás, nem é utilizado.
Quanto ao uso do masteron em bb, hoje com toda uma gama de medicações mais modernas e eficientes nao se faz mais necessidade alguma do masteron pelos seus efeitos anti estrogenicos, isso seria voltar algumas décadas no tempo e abrir mão dos fármacos e tecnologia que evoluíram. Algo como usar uma lamparina pra iluminar a casa a noite ao invés de simplesmente apertar o interruptor da lâmpada a energia elétrica.
Se hoje algum médico, ou algum profissional indica ou receita masteron pra combater câncer de mama, vale uma denúncia ao conselho de medicina.
Da mesma forma, como expliquei, ele nao tem nenhum mecanismo direto sobre o estradiol, simplesmente tem efeito anti estrogenico por competir pelo receptor. São coisas distintas, e que ja caíram em desuso faz tempo.