Fala galera, algumas questões estão me angustiando nesse momento. Antes, farei um breve histórico para contextualizar a situação.
Tenho 20 anos, 1,86 de altura e peso 75,8 kg. Tenho 2 anos de treino completos, sendo que o ano passado foi todo na calistenia e esse ano todo na academia. Comecei a treinar um ABSURDO de magro, pesando 57 kg para a mesma altura. Não conseguia fazer uma flexão, quanto mais uma barra. Demorei os 3 primeiros meses para fazer a minha primeira barra. Pois bem, continuei treinando com o peso do próprio corpo e me alimentando melhor e, em dezembro, estava pesando 75 kg (ganho de 18kg) e fazendo 10 barras. Uma evolução excelente para mim, mas hoje vejo que cometia muitos erros. Primeiro que não sentia que dava ênfase suficiente em muitos grupamentos musculares, o que me motivou a ir para a academia. Segundo que boa parte do peso que ganhei foi gordura.
Aqui entra o início das minhas dúvidas. No início desse ano, decidi fazer um cutting, pois estava me considerando "gordinho". Achava que ficaria definido facilmente. Então fui lá e baixei para 67 kg. Estava muito mais fino, porém sem a definição desejada. Hoje vejo que eu não tinha massa muscular o suficiente e vejo também que meu peso, que já era baixo, só ficou mais baixo ainda. De qualquer forma, meu objetivo não era ficar "definido", mas sim fazer um cutting para poder voltar a bulkar sem aloprar no BF. O resto do ano foi recuperando o meu peso (altos e baixos, devido a acúmulo de tarefas na faculdade e tal, mas sempre rondei entre 72-73kg). De férias agora em dezembro me propus a bulkar para 80 kg inicialmente e reavaliar o que fazer a partir daí.
Qual o problema então? Bom, acredito que não aproveitei o cutting que eu fiz, pois assim que voltei para os 75kg percebi que estava com a mesma quantidade de gordura ou até mais, ou seja, errei no bulking limpo. Outra questão é que eu me considero falso magro. Mesmo quando pesava 57kg, nunca via definição alguma. Sempre tive aquela capa de gordurinha. Meu pai, que é mais alto e muito magro também sempre teve barriguinha etc. Aquele famoso caso, braços e pernas finos e barriga. A questão agora é que estou na dúvida se continuo ganhando peso, ou volto atrás e faço um cutting e aí sim acerto no bulking limpo. Algumas considerações: me considero com POUCA massa muscular e fazer um cutting me dá repulsa quando penso; geralmente tenho pouco tempo e férias é um período que me permite ter tempo para fazer mais refeições e treinar com vigor e, portanto, considero melhor para bulkar (eu sustentaria um cutting ao longo do semestre, na minha opinião); mesmo cortando, ainda tive um BF razoavelmente alto (por volta de 16% com 72kg) e com 67 kg, sempre tive aquela gordurinha abdominal, o que me leva a crer que é melhor bulkar; outra dúvida que tenho é em relação ao ganho de massa/gordura: será que com o BF que eu estou atualmente, minha sensibilidade a insulina me prejudica? Por fim, eu não teria problema em ficar "gordinho" por mais um tempo, já que fui magrelo durante minha vida toda. Tenho dúvida somente se compensa continuar bulkando no atual estado em que estou. Enfim, tô perdido.
FOTOS: costas: https://imgur.com/eixRNrY
lado:https://imgur.com/8nldD5t
frente: https://imgur.com/pZ8g4Zs