A primeira coisa a considerar ao investir é prazo e disposição ao risco. A partir disso, você irá analisar entre as opções disponíveis qual que se encaixa no seu perfil de investidor e seus objetivos. Não existe dinheiro fácil. Iniciar o hábito de fazer aportes regularmente é um passo importante para ter resultados no mercado financeiro. Mas não se iluda esperando resultados exorbitantes no curto prazo. Promessas nesse sentido têm grandes chances de ser golpe. Só a disciplina no longo prazo vão te trazer consistência nos resultados.
tenha uma reserva de emergência. Um valor entre 6 e 12 vezes dos seus gastos mensais já é um bom valor. Essa é uma regra de ouro. Não espere você precisar desse dinheiro para dar a devida importância a esse princípio
Renda Fixa: o básico, e porque não recomendo como investimento Os investimentos de renda fixa são aqueles em que você já deixa acordado qual será o seu rendimento. Seja em uma taxa fixa estabelecida (por exemplo, 5% ao ano), ou uma proporção de um determinado indicador econômico (por exemplo, 90% do CDI). Exemplos de renda fixa são investimento no Tesouro Direto, LCI/LCA, debêntures, CDB, e a própria poupança. Nesses investimentos, você está emprestando seu dinheiro, ou comprando o papel de um título de dívida. Um erro comum é pensar que os investimentos em renda fixa não podem dar rendimentos negativos. Mas o valor dos papéis variam de acordo com o mercado, então se você precisar resgatar (liquidar sua posição) antes do prazo determinado no título, ele pode estar com um valor diferente do acordado para a data do vencimento. No nosso momento atual da economia brasileira, de taxa básica de juros baixa, os rendimentos dos investimentos em renda fixa reduzem muito. Está valendo a pena o risco da renda variável se você tem um horizonte de mais longo prazo.
Nos investimentos de renda variável, os rendimentos não estão predeterminados. Apenas a variação do mercado irá definir seus rendimentos. Os mais comuns são ações, fundos imobiliários e câmbio. Alguns desses investimentos fazem pagamentos regulares como aluguel nos fundos imobiliários e dividendos no caso de ações de algumas empresas. Como você não possui a certeza do resultado futuro do seu investimento, é recomendável que antes de escolher o ativo a investir você tenha um bom conhecimento sobre ele, para saber os riscos a que está se expondo. No longo prazo, o investimento em renda variável, tende a ser muito superior ao da renda fixa. DESDE QUE SEJA FEITA UMA BOA ANÁLISE DOS ATIVOS A INVESTIR.