Fala galera tranquilo? O que venho relatar/compartilhar com vcs aqui é algo que achei um tanto quanto inusitado:
Realizei um ciclo de:
1-10 Enantato Testosterona 500mg/semana
Foi minha primeira experiência com AEs e posso dizer que no geral foi positiva. Meu único erro foi ter iniciado-o com uma BF um pouco elevada, oq criou um ambiente mais favorável para a aromatização. Tive uma sensibilidade no mamilo e um entumecimento do mesmo mas consegui controlar o efeito do estrogênio com o tamoxifeno intra ciclo.
Pois bem, ao termino do ciclo, por tratar-se de enantato, esperei 15 dias para iniciar a TPC, que consistiu de:
Tamoxifeno 40/20/20/20 e Clomifeno 75/50/50/50 (Cada numero corresponde a dose diaria durante uma semana)
Terminei a TPC e iria esperar 30dias para realizar os exames de sangue para verificar se tudo tinha voltado ao normal. Porém, ao terminar a TPC voltei a sentir a sensibilidade no mamilo e reintroduzi o tamoxifeno, desta vez isolado (sem o clomifeno). A princípio suspeitei do motivo ser a minha testosterona estar baixa (eixo ainda se recuperando) e o estradiol estar sendo responsavel pelo sintoma. Preferi nao ficar na especulação e fiz exames de sangue. Para a minha surpresa, o resultado saiu hoje, e quase 2 meses depois da ultima aplicação minha testo total veio alta 1200 (valores normais: 142-923) e a testo livre alta tambem 0,999 (valores normais: 0,118-0,854). Alguém ja teve essa mesma experiência?
Obs: no final das contas a sensibilidade no mamilo é devido a testo alta e consequente aromatização ao invés da baixa de testo que eu inicialmente pensei ser a causadora.
Obs2: estradiol veio alto (63), e estou estudando a substituição do tamoxifeno por um inibidor da aromatase para diminuir o nivel plasmático e não só bloquear sua ação.
Obs3: Planejo esperar mais 30 dias, controlando o estradiol para depois repetir os exames. Pensando em parar a utilização dos anti-estrogênicos apenas apos a normalização da testo.