Andei pesquisando sobre este cereal e resolvi postar aqui um pouco de suas características e benefícios.
O amaranto é um cereal cultivado nos Andes a muito tempo e pouco conhecido no Brasil.
O grão possui cerca de 15% de proteínas com alto valor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz). De acordo com estudos, ela se compara com a proteína do leite, mas claro, isento de lactose. É fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais. Além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo, vitaminas A e C e outros nutrientes.
Dentre os aminoácidos encontrados no Amaranto, destacam-se a Lisina, cujas funções vão desde o auxílio no crescimento e desenvolvimento ósseo e muscular, até a atuação na produção de hormônios e reparação de tecido; e a Metionina, que por sua vez pode ser considerado um potente protetor hepático, aí vai uma alternativa pra quem está fazendo ou vai fazer um TPC.
Seus minerais e nutrientes atuam na manutenção e no aumento da massa magra em atletas e esportistas amadores, além de contribuir para a diminuição dos níveis de colesterol no sangue e na prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer na população de idosos e adultos em geral, bem como para pessoas que possuem resistência à insulina.
É Rico em cálcio, o amaranto pode ser utilizado como substituto do leite animal, sendo indicado para crianças e pessoas com intolerância à lactose. O alimento também funciona como uma ótima opção de variação nutritiva no cardápio dos celíacos (pessoas com intolerância ao glúten), além de atuar no controle da glicemia em diabéticos, graças à alta concentração de fibras alimentares – maior do que as encontradas na aveia, milho e trigo.
Suas propriedades naturais incluem a ação antioxidante, no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação do metabolismo e proteção da membrana celular – sistema imunológico.
Além dos benefícios já citados, esse alimento atua na perda de gordura corporal. Acredita-se que o consumo freqüente do Amaranto promove a perda de peso gradativa, sem alterar a massa muscular.
Ainda em relação a massa muscular, o grão de amaranto é ótimo para quem busca hipertrofia, esse fato se dá principalmente devido sua qualidade protéica e baixo teor de gordura, aconselham consumir 30g do produto de 30 a 60 minutos após treinos anaeróbicos.
Os grãos são comercializados como farinha e em flocos, como os de aveia e etc.
Bom, é isso aí, espero ter contribuído!
Abraços, e bons treinos.