Vou deixar meu relato aqui.
Desde os meus 24 anos faço acompanhamento com a endócrina (1x no ano) para ver se estava tudo certo. Depois de algumas consultas vimos que a minha testo tava em queda. Com 24 anos tava 400ng/dl e com 27 anos já tava 280ng/dl.
Fiz vários outros exames para descobrir a causa, suplementei vários fitoterápicos, etc, nesse ponto eu consultava a médica 2x ao ano. Nenhum exame indicou anomalias ou patologias. Concluiu-se que a minha queda de testo era natural, provavelmente genético.
Há 4 meses consultei com a endocrino, minha testo total estava 214ng/dl e a Livre 302pmol/l. Eu já estava sentindo os sintomas clínicos há uns anos, mas ultimamente estava muito acentuado, como baixa libido, ausência de ereções matinais, desânimo e ereções fracas. A médica falou que não queria começar TRT comigo, pois sou muito novo ( 29 anos) e além do risco de ficar infértil. Por isso indicou o clomifeno como última tentativa antes do TRT. Comecei a tomar um comprimido de Indux por dia durante 4 meses. Não sei se foi placebo, mas já na segunda semana comecei a sentir a libido aumentar e com o passar das semanas todos os sintomas foram sumindo.
Fiz o exame de sangue e minha testo total está 991ng/dl e a livre 1060pmol/l. O FSH, Estradiol, SHBG e todos outros marcadores continuam dentro da referência e tiveram variações baixíssimas. Tive absolutamente nenhum efeito colateral. Se tive, não foi perceptível.
E queria falar algo também. Já vi aqui no fórum pessoas falarem que não faz diferença nenhuma sair de uma testo 300ng/dl para uma de 900ng/dl. Essas pessoas estão falando de ganhos estéticos e isso pode realmente ser verdade. Porém os ganhos psicológicos e fisiológicos são notáveis, principalmente se tu tinhas os sintomas clínicos da baixa testosterona. A galera tem que entender que nem tudo é estética, nem tudo pode ser visto num espelho.