E aí, beleza?
Tenho 32 anos, 1.46m e 90kg.
Faço academia e tentativas de dietas desde os... 14 anos, acho, entre idas e vindas. Passo seis, nove meses na academia, paro por um, dois anos e depois recomeço. Tive puberdade precoce, tomei hormônio quando era criança, mas comecei a engordar aos 8 anos e não parei mais. Durante a vida já fiz natação, vôlei, academia, pilates, HIIT, power dance, power jump, power combat, enfim... Sempre fui gorda, o máximo que já emagreci foi 10kg em 2017-2018, fiquei com 75kg (ou seja, ainda gorda rs). Agora toquei o foda-se, minha prioridade não é emagrecer. Quero ter força, quero continuar sem alterações nos exames, quero conseguir fazer barra fixa. Não faço mais dieta, mas tento comer melhor, principalmente tirando as comidas industrializadas e adicionando frutas e legumes no dia a dia.
Eu fazia academia entre 2017 e 2018, aí parei em 2018, tentei fazer uns exercícios em casa em 2020, na pandemia, mas não rolou por muito tempo. Voltei à academia faz um mês. Foram 20 dias úteis (de treino), vou de segunda a sexta por 30 a 40 minutos, e só não fui na última sexta, dia do jogo final do Brasil. Vou na força do ódio, odeio ter que sair de casa pra ir suar, mas pela primeira vez na vida não fico pensando se vou ou não, eu apenas penso "tenho que ir". Odeio essa coisa de ter que fazer sempre e pra sempre, senão perde todo o progresso (como aconteceu comigo nos últimos quase 20 anos), mas quero viver muito, ainda tenho muito livro pra ler.
Pretendo atualizar esse tópico semanalmente.
Eu tô treinando numa Smartfit, mas como já tenho vários anos de vivência em academia, não tô fazendo o treino básico que os professores de lá passam. Não por achar que é muito básico, afinal, todo o progresso de cargas que um dia já fiz foi por água abaixo, mas por achar que treinos para mulheres focam muito em pernas e glúteos, e isso não é minha prioridade, prefiro priorizar braços. Então eu tô fazendo um treino que peguei aqui mesmo no site, três vezes superiores e duas vezes inferiores. Outro ponto importante é que os treinos básicos geralmente são, em sua maioria, feitos nas máquinas das academias, e, como eu sou baixinha, acho que grande parte das máquinas não me dá amplitude total. Enfim, esse é meu treino atual.
Segunda: peito, tríceps, deltoides
Supino inclinado com halteres 4x12
Crucifixo reto com halteres 4x12
Desenvolvimento com halteres 4x10
Elevação lateral no cross 4x12
Triceps corda 4x10
Terça: quadríceps, glúteo e panturrilhas
Agachamento frontal com halteres 3x10
Cadeira extensora 3x10
Ponte com barra 3x10
Cadeira abdutora 3x10
Panturrilha em pé 3x15
Quarta: costas e bíceps
Puxada na polia 4x12
Remada sentada no cross 4x12
Pulldown 4x12
Crucifixo invertido 4x12
Rosca alternada com halteres 4x12
Quinta: posteriores de coxa, glúteo e panturrilha
Stiff com barra 3x10
Agachamento sumô 3x10
Cadeira flexora 3x10
Good morning 3x10
Cadeira adutora 3x10
Panturrilha sentada 3x15
Sexta: peito, tríceps e deltoides
Supino reto com halteres 4x12
Crucifixo com halteres 4x12
Desenvolvimento com halteres 4x10
Elevação lateral no cross 4x12
Rosca francesa na polia 4x10
Uma vez por semana: na segunda, faço 2 séries de prancha, quantos segundos conseguir (tô em 12 rs); na sexta, eu faço cardio, andando 2 minutos na esteira e correndo 1 minuto por dez minutos. A intenção é diminuir a caminhada e aumentar a corrida aos poucos. Sobre as cargas, eu normalmente faço a série inicial com um peso mais leve do que eu consigo fazer, aí faço duas séries com o peso normal pra mim (mais pesado do que o da série inicial) e a última série, se eu conseguir, eu aumento o peso um quilo (ou uma barra das máquinas) (e aí vou até a falha).
Tava pensando em mudar esse treino agora, pensando que esse é um treino "inicial", mas talvez seja muito cedo?
Toda ajuda é bem-vinda (mas não, não vou fazer cardio 5 vezes por semana), obrigada de antemão.