Olá Pessoal,
Sou iniciante na musculação, sempre pratiquei esportes, entrei umas 3 vezes na academia, mas se muito fui uma ou duas semanas, logo nem considero.
Porém, estou com pouco tempo para praticar esportes atualmente trabalhando o dia todo e fazendo faculdade de noite e estou percebendo que estou engordando mais do que o normal. Por isso quero tentar começar a fazer musculação todos os dias no meu horário de almoço.
Dei uma estudada nos conteúdos iniciais sobre minha avaliação física, nutrição e treinamento e já tenho alguns dados:
Nome: Tarcizo Gabriel
Sexo: M
Biotipo: Ectomorfo
Idade: 27 anos
Peso: 83,9 kg
Altura: 180,0 cm
Pescoço: 39,0 cm
Cintura(Umbigo): 92,0 cm
Peso: 84,0 kg
BF: 20,5 %
IMC: 25,9
Metabolismo Basal: 2743 kcal
Foto de Frente:
https://drive.google.com/open?id=1fth6ZqYmpjDP2gWM7CcbeUolgpkEvkUJ
Foto de Costas:
https://drive.google.com/open?id=1vbtobZYK1fw68u52J3mzRAuoYRG__iTc
Já ouvi falar que pessoas iniciantes conseguem simultaneamente perder gordura e ganhar massa magra. Minha dúvida é se nessa fase inicial eu faço uma dieta para manter o peso, fazer um cutting primeiro para reduzir esse percentual de gordura ou parto logo para um bulking para ganhar o máximo de massa muscular possível nesse início.
Meus receios são:
Fazer um bulking e elevar ainda mais esse percentual de gordura (que já está alto) e depois ser muito difícil para perder.
Fazer um cutting e "perder" esse benefício inicial dos músculos que nunca foram tão estimulados. Além da aparência física, pois com a minha condição física atual, se eu apenas perder gordura, fico muito "magrelo", não acho bonito.
Portanto, se eu tivesse como escolher entre "Perder muita gordura e ganhar massa aos poucos" ou "Ganhar muita massa e perder gordura aos poucos" eu prefiro essa segunda opção.
É isso! Desculpem se falei demais! Só tentei passar o máximo de informações possíveis sobre meu histórico, minha situação atual e minhas expectativas, para que vocês tenham uma base melhor para me dar uma orientação.
Grato desde já por qualquer ajuda ou opinião!