Criei a conta aqui no fórum só pra poder participar desse tópico, que achei muito interessante. Li bastante do que foi dito e assimilei um monte de informação nova que eu desconhecia.
Para que fique claro, sou de criação Kardecista, apesar de não conhecer quase nada da Doutrina, pois nunca parei para estudar sobre a mesma.
Acho interessante pensar que, dentro de uma ótica essencialmente física, nós, seres humanos, somos compostos exatamente pelas mesmas partículas que compõem todo o resto do universo. Nos níveis mais fundamentais, todos somos quarks, bósons, léptons e afins organizados de maneira tal que constituímos tudo que é observável no universo. Nesse sentido, numa análise meramente material e alheia a qualquer religiosidade, a nossa consciencia (e, portanto, nossa existencia) é resultante da organização dessas partículas elementares sob uma determinada forma que acaba por produzir o "self-awareness", ou seja, a autoconsciencia.
Resumidamente, o Universo se organiza sob uma forma que passa a ter consciencia sobre a sua própria existencia e, além disso, passa a se auto estudar.
Nesse sentido, seria realmente inimaginável pensar que possa haver uma consciencia maior? Que possa haver uma transcedentalidade?
Se o Universo é capaz de se organizar em formas menores de consciencia (seres humanos, animais, etc), por que ele não seria capaz de se organizar em formas maiores? Em formas que abranjam, talvez, todo o cosmos?