Mestre Ney, eu comecei a treinar a sério, e a ter prescrição nutricional contigo depois de uma crise de depressão que me fez cair dos meus pouco mais de 80kg (gordinho) pra 50kg (esquelético).
Mas, não foi o fisiculturismo ou a musculação que "curaram a depressão". Foi só um momento em que eu repensei o que eu estava fazendo com o meu corpo, a minha mente, e o meu lado espiritual... daí resolvi associar o esporte a tudo isso. Pra mim, mais que um campeonato, mais que impressionar um juiz, a minha verdadeira "competição" é interna. Aquela sensação de dever cumprido, de estabelecer uma meta e atingir, superação, e etc. E nisso eu consegui encaixar o fisiculturismo (claro que foi relativamente tranquilo porque eu tenho um prazer enorme em fazer dieta, treinar, e etc).
Mas o "vazio" da depressão não pode ser curado "apenas" pelo fisiculturismo. Mas acho que o esporte pode mudar a forma como você se vê, e como vê o mundo. E esse processo de metamorfose, sim, pode curar uma depressão.
Enfim, estamos na caminhada da vida, hahaha... já estamos completando 3 anos de acompanhamento nutricional e eu passei daquela fase (benza Deus!), mas cada dia traz um novo aprendizado.
Pra finalizar: "Eu quero criar um caos em você, porque do caos é que nascem estrelas" - Osho