Lendo alguns artigos científicos sobre o uso de testosterona e ésteres , há alguns relatos de casos de câncer após uso de esteroides.
A testosterona tem um efeito citotóxico e genotóxico, que induz a danos aos cromossomos, podendo causar desde câncer de cérebro até leucemias.
Existem estudos feitos com ratos, em que foi administrado Deposteron nos ratos, sendo feita a análise da medula óssea destes ratos, evidenciando o efeito citotóxico do esteróide em questão.
Além disso,li em algumas bulas( fontes científicas), e em certos sites sobre saúde ( não científicas) o relato de leucemia após o uso de Oxandrolona.Isso mesmo, a mais leve das drogas.
No entanto, o uso dessas mesmas drogas e sei potencial efeito citotóxico está relacionado a dosagem.
Dessa forma, utilizar baixas doses de Deposteron ou Oxandrolona, por exemplo, não induziram esses danos a células e aos cromossomos, limitando os efeitos colaterais a inibição do eixo HPT , calvície, entre outros que são tão discutidos aqui e em outros fóruns.
A pergunta que fica, é: Baixas doses de testosterona são eficazes até que ponto? Um ciclo low dose de Oxandrolona ou Deposteron, seria de quantos mg, para fazer algum efeito?
O que pensam sobre o assunto?