Em entrevista recente concedida para o site norte-americano MMA Mania, o falastrão novamente não deixou por menos e atacou tudo e todos com a acidez de sempre.
Sonnen ressaltou que, se pudesse, baniria do esporte um dos golpes mais tradicionais do jiu-jitsu, o triângulo (estrangulamento com as pernas). A manobra foi responsável pro quatro de suas derrotas na carreira (três para brasileiros), inclusive a indigesta para Anderson Silva, no UFC 117, em agosto de 2010. O lutador do Tio Sam dominou quatro rounds, mas foi forçado a bater em desistência a pouco mais de um minuto para o fim da luta.
"Triângulo deve ser extinto imediatamente do MMA. É o refúgio perfeito para os covardes, em todos os sentidos", afirmou.
Mesmo com a vitória garantida na última atuação pelo UFC, contra Brian Stann (edição 136), por finalização com outro golpe típico do jiu-jitsu, o katagatame - estrangulamento lateral que presssiona pescoço e braço simultaneamente -, Sonnen novamente debochou da arte suave quando indagado se a luta da família Gracie ainda é um de seus pontos fracos dentro do octógono.
"Tenho coisas melhores a fazer do que me apegar a uma moda passageira e pouco sofisticada, que ajuda homens afeminados a se sentirem poderosos. Entre jiu-jitsu e tae bo (modalidade de dança com movimentos de luta), não há diferença. Prefiro esporte à moda antiga, como wrestling e coisas mais intensas , disparou o lutador.