O que deu certo pra mim:
- Pouco volume (de 5 a 7 séries por músculo, apenas - sem contar as séries de aquecimento).
- 6 a 10 repetições por série.
- Progressão de peso em pirâmide.
- Falha total na última série de todos exercícios (repetição forçada, rest-pause, drop-set).
- Descansar uma semana inteira periodicamente.
- Seguir a dieta quase à risca de segunda a sexta.
- Aeróbicos apenas no final de semana (futebol).
- Treino ABCD (de seg a quinta).
O que atrapalhou meus ganhos:
- O fato de desandar totalmente da dieta durante os finais-de-semana (longos períodos em jejum, fast-food e muita bebida alcoólica).
Obs:
- Tenho um tipo físico que acumula pouca gordura (um pouco de gordura abdominal, apenas), portanto nunca faço cutting. Prefiro ficar com o bf não muito baixo, com mais volume, mesmo que tenha que sacrificar o 6-pack.
- Durante viagens, carnaval e doenças (gripes, viroses, refriados, etc), esqueço totalmente treino e dieta (o que gera perda de peso, mas nada absurdo). É bom para a mente comer às vezes como uma pessoa comum, sem ter que ficar se preocupando com a comida (ou não).
Resumo: Após vários anos de treino, mesmo fazendo essas cagadas, possuo um corpo que umas 95% das pessoas que me conhecem gostariam de ter (é estranho, porque não vejo meu corpo tão legal quanto dizem). Acredito que sempre vou continuar natural. Se for pra um dia utilizar AEs, vai ser algo focado para a perda de gordura com manutenção da massa magra (acho que resisto continuar assim).
Obs 2: A foto do avatar já tem uns 3 anos.