Boa tarde galera,
Quero relatar minha experiência com EA's e alertar sobre um problema que me acometeu, a aceleração no processo de calvície e ganho ínfimo de massa muscular, explico melhor o porque de não ter ganhado tanta massa abaixo.
- Minha experiência com EA's:
Tenho 32 anos, há aproximadamente 6 anos atrás (meados de 2011) fiz meu primeiro uso de hormônios para fins de estética corporal. Tomei por cerca de 45-60 dias (não lembro ao certo) um combinado de Oxandrolona com Stanazolol manipulado (oral), nele já continha também tamoxifeno e outros protetores hepáticos e anti-ginecomastia e tals. Não lembro bem a quantidade mas creio que 50mg de cada um. Senti leve queda na libido perto do final do tratamento. Até aí, nada demais com o cabelo, nem com os ganhos (foram baixos, deu um cutting, defini um pouco mas não foi algo satisfatório, que valesse a pena o risco de colaterais).
Após isso, me consultei, em 2014 com um médico que me prescreveu 1x ampola de Durateston a cada 10 dias e 1x comprimido manipulado por dia com cerca de 20mg de Oxandrolona; bem de leve. Fiz isso durante uns 7-8 meses, apenas variando de Durateston para Deposteron em intervalos de 10-15 dias de aplicação e o manipulado variando de Oxandrolona a Stanazolol de 15mg - 20mg no máximo diário. Insatisfeito com os poucos resultados, após meses, resolvi fazer um ciclo de verdade...
Me consultei então com outro médico em dezembro de 2014 mais ou menos, que me receitou 1x ampola de Deposteron por semana + 1x de Deca (50mg) + manipulado de Stanozolol 20mg oral por dia durante 4 semanas. Terminado isso, na 5ª semana meti um Propionato mais umas 3 semanas e parei (1ml por semana). Nesse último aqui aumentei cerca de 10kg (eu tinha 88kg fui pra 98kg), a dieta eu fiz altamente calórica, carbos complexos, gordura de amendoim, proteína animal mas em grande quantidade. Logicamente fiquei um sapo-boi, inchado, sem qualidade de shape. Não curti o resultado, mas sabia que poderia chegar nisso, a gente faz de teimoso.
- Consequências:
Não tenho casos contundentes de calvície na família.
Após o último ciclo em 2015 não tomei mais nada, a não ser 3 ampolas de Deposteron que haviam sobrado do último ciclo 1 vez apenas, com intervalo de 45 dias mais ou menos entre cada aplicação, até acabar as ampolas.
Tudo isso me trouxe duas consequências básicas:
1- Não tive ganhos satisfatórios, não por causa da droga ingerida, mas PORQUE EU NÃO SABIA TREINAR NEM COMER.
2- Aceleração do processo de Alopecia Androgenética (calvície por genética que 80% dos homens possui, ou seja, quase todo mundo vai passar por isso, uns mais cedo outros mais tarde).
Eu tinha realmente muito cabelo, e vocês não sabem (talvez alguns saibam) o quanto é desesperador ver seus cabelo caírem do nada, em grandes quantidades. Mexe bastante com o emocional da gente, principalmente pra quem sempre teve bastante cabelo e gostava dele. Os sintomas começaram lá pra 2014 quando eu tomava banho e via alguns fios de cabelo ficarem grudados na toalha após secá-los, mas não dei bola, nem linkei com o uso dos EA's, nem imaginava, afinal, a gente faz com médico, a dosagem era baixa (isso em meados de 2014), eu confiava 100%... Bem, os cabelos pararam de cair, problema estabilizado até então.
Em meados de 2015, depois do ciclo forte de Depo + Deca + Stano que o médico receitou foi que começou uma queda mais contundente. Não foi logo após, foi meses depois que começou a cair. Cerca de 6 meses após. Quando eu limpava a casa eu ficava surpreso com a quantidade de cabelos no chão e aquilo começou a me preocupar, mas como eu tinha MUITO cabelo na cabeça, não dei bola de novo. Após alguns meses, sem cessar a queda, fui a um dermatologista ver o que era. Comecei um tratamento final de 2015 para dermatite seborreica que poderia ser a causa inicial da queda, pois eu realmente tinha esse problema. Tratei e aí vimos realmente que havia uma queda de cabelo por calvície genética, aquela que NÃO TEM CURA, NÃO TEM ESCAPATÓRIA. Estou gastando bastante dinheiro para tentar reverter o quadro e não estou tendo muito sucesso, meu cabelo continua caindo e eu já posso ver em algumas partes que estou cada vez mais afinando meus cabelos e diminuindo a quantidade deles no couro cabeludo, conseguindo ver o couro cabeludo após o banho pela pouca quantidade de cabelo comparada a antes. Cara, dói no bolso e na alma. Tem gente que acostuma e não liga, tem gente que não, se você valoriza seu cabelo, pense 2x antes de tomar EA's, porque teu organismo vai te cobrar depois.
- Conclusão:
Se você não sabe treinar nem fazer dieta, não inventa de tomar EA's. Eu achava que sabia treinar, ia 5x por semana na academia, fazia meu treino certinho, até comia de 3 em 3 horas uma quantidade razoável de proteína mas não teve jeito, a gente sempre se ilude, nunca faz o que realmente deve ser feito.
Na verdade eu não sabia treinar, não terminava a série na falha concêntrica, pegava carga demais e não fazia angulação completa do movimento, não priorizava fase excêntrica, por ter carga demais roubava o exercício, não fazia marmitas para comer de 3 em 3 horas, não tinha estudo suficiente de quanto carbo, proteína e gordura deveria comer por refeição, nem mesmo motivação para fazer o rango certinho como a gente vê alguns youtubers fazendo, enfim... Fui na ilusão de que tomar EA's ia me deixar magicamente forte, e eu sempre achava que treinava sério e comia sério mas logicamente não era bem assim.
Se você preza por seu cabelo (e talvez você só vai dar valor quando começar a perdê-los, por isso pense MUITO antes de tomar EA's) ou preza pela sua saúde de alguma maneira geral, pense 500 vezes antes de botar droga pra dentro, principalmente se você acha que é o fodão e que sabe treinar e comer, aí é que você deve realmente refletir. E principalmente se você é novo, moleque, adolescente ou até mesmo nos seus 20 e poucos anos... Ouça os mais experientes do fórum, não ganhe colaterais a toa, eu não ouvi e estou colhendo os frutos amargos agora.
Aprenda a treinar e comer, regradamente, sério, treino de monstro, ao natural. Depois de anos treinando sério, quando sua genética chegar no limite, e depois de pensar em todos os riscos colaterais, se ainda assim você quiser tomar, vá em frente, mas saiba que terá - para alguns na hora, para outros como eu, 1-2 anos depois - sérias chances de colher o fruto amargo da calvície androgenética batendo a sua porta mais cedo do que deveria. Pra mim está sendo com 31 anos e posso dizer que não é nada legal rapaziada.
Treine sério, coma sério, por anos, depois pense nos EA's, ouça os mais experientes, esse é o conselho. Se for pra tomar EA é pra ter resultado de verdade e não pra ter resultado ínfimo e ganhar colaterais a toa.
Abraço a todos e espero ter ajudado!