Um estudo recente realizado por um grupo de pesquisadores (Escócia, Canadá e Inglaterra) aponta que a resposta da síntese proteica após um treino full body é maior através do consumo de 40g de whey protein no pós-treino imediato, comparado à ingestão de apenas 20g.
O estudo foi realizado com homens treinados (pelo menos 2 treinos semanais nos últimos 6 meses), e agrupados da seguinte maneira:
- 15 indivíduos com pouca massa magra (<65kg);
- 15 indivíduos com mais massa magra (>70kg).
Ambos realizaram um café da manhã, esperaram cerca de 3 horas e iniciaram um treino full body com os exercícios: Supino reto, pulldown, flexora, leg press e extensora. O treino de pernas foi feito de maneira unilateral com séries de 3x10 75% RM seguidas de uma quarta série até a falha.
Imediatamente após o exercícios, uma biópsia muscular foi coletada e então os indivíduos ingeriram de maneira randomizada 20g e 40g de whey protein. Uma segunda e terceira biópsia foi realizada 3 e 5 horas após a primeira. Além disso, 10 amostras de sangue foram coletadas durante esse intervalo. O processo se repetiu por cerca de 2 semanas.
Resultados
- A aparência de leucina foi ligeiramente mais rápida com a dose de 20g contra a dose de 40g, com o pico ocorrendo em cerca de 30 e 60 minutos, respectivamente.
- Os níveis de leucina foram maiores em todas as amostras com a dosagem maior de whey;
- Os níveis de leucina intracelular também foram maiores em todas as amostras;
- A oxidação de aminoácidos também foi maior;
- Ambos os grupos de indivíduos (pouca e mais massa) tiveram as mesmas respostas às dosagens. Ou seja, não importa se você tem mais músculos que um magrinho. Seu corpo vai responder da mesma maneira que a dele à quantidade de proteína ingerida.
Resumindo os dados
Aqueles que ingeriram 40g de whey protein tiveram um aumento de 20% da síntese proteica, comparado aos que ingeriram apenas 20g no pós-treino IMEDIATO. No máximo 15 minutos após o treino. Obs: treino full body.
Conclusões
Dependendo do seu ponto de vista, 20% pode ser muito ou pode ser quase nada. Se você não é atleta, provavelmente a longo prazo isso não vá fazer muita diferença. Agora, fica uma discussão interessante também sobre treinos divididos x full body. Já que o estudo leva a conclusão de que um treino full body necessita de mais proteína para estimular a síntese proteica. Logo, um treino full body por si só leva a uma redução da síntese proteica. Os pesquisadores especulam que isso se dá pelo fato de que os aminoácidos ingeridos necessitam dispersar por todo o corpo para atender às "mudanças" em todos os grupos musculares.
Referências
http://physreports.physiology.org/content/physreports/4/15/e12893.full.pdf
http://www.bodyrecomposition.com/research-review/protein-amount-and-post-workout-protein-synthesis-research-review.html/