Bom, faz um tempo que venho lendo diversos tópicos aqui e, por sorte, acabei encontrando este tópico específico que acaba esbarrando na questão que venho enfrentando atualmente, não me fazendo saber por onde seguir daqui em diante.
Minha breve história:
Na adolescência, por volta dos 13 anos de idade, cheguei a ter peso na casa dos 100kg. Emagreci por volta dos 15/16 anos e cheguei aos 70kg. Nos últimos anos vinha oscilando entre 74 e 78kgs. Posto isso, outro ponto: nunca tive prática regular de esportes e nem acompanhamento algum.
De janeiro para cá, decidi que iria mudar. Mudei alimentação e, a partir de fevereiro, entrei na academia e comecei a treinar regularmente. Em resumo, nesse período saí de 78kgs e 28% de gordura corporal para, na última medição, 64kgs e 13% de gordura. Com aumento de massa. Foi um recomp legal.
Ok, após contada a história, o dilema:
Aparento ser magro, está tudo bem para quem me vê de camiseta. Mas tenho estrias bem aparentes na barriga -- o que não me incomoda necessariamente -- e um pedaço de pele (ao que parece) que teima em não sair dali. Muitas pessoas me perguntam se estou doente pelo meu emagrecimento, a despeito disso, eu tenho barriga, fica aquele pedaço de corpo humano sobressalente ali. Agora, não sei para onde seguir: se emagreço mais e permaneço em consumo baixo de calorias (ou no máximo, na manutenção diária), ou se reverto e vou para um bulking para tentar criar alguma musculatura extra -- que, ressaltando, não tenho em volume tão relevante assim, sou frango total -- e depois disso tento limpar a gordura, na esperança de que os músculos que surgiram deem conta desse suposto excesso de pele.
O que seria melhor fazer?