Bom dia,
Segue aqui meu relato para ajudar a quem precisa, pois quando precisei, vinha aqui buscar informações.
Em 2011 fiz uso de M-Drol. 3 meses após ter feito o uso, um pequeno nódulo, doloroso, surgiu atrás do mamilo direito. Um mês após, a dor parou e percebi que o nódulo não crescia.
Em setembro de 2014, tive um pequeno trauma no mamilo direito e a dor no local do nódulo voltou, porém ele aumentou com o passar do tempo e, juntamente, meu peito direito e aréola.
Decidi procurar auxílio médico e fui diagnosticado com ginecomastia unilateral
Uma vez que meu plano de saúde não quis cobrir a cirurgia, procurei atendimento no SUS e, por ser enfermeiro e saber que o SUS cobre esse tipo de afecção, eu sabia claramente os locais onde eu devia ir e os exames a serem realizados.
Da primeira consulta com a mastologista à cirurgia, foram 6 meses e valeu a pena.
Já tive que desembolsar com cirurgia plástica outras duas vezes, porém devido somente a estética, mas dessa vez, tinha a dor que me incomodava e me limitava a algumas atividades como dormir ou fazer alguns exercícios que exigia a compressão do tórax na academia.
Fiz minha cirurgia no dia 07/06 e meu relato quanto ao pós é o seguinte:
- Anestesia geral (depende do cirurgia e técnica utilizada);
- Não senti dor alguma durante ou pós procedimento;
- Usei um dreno penrose (para os leigos: semelhante a um tubinho plástico super maleavel de aproximadamente 1cm) durante 2 dias;
- Pontos internos, processo de cicatrização muito bom;
- Fiquei em repouso durante 3 dias;
- Primeiro banho total no 3º dia;
- No 4º já voltei às minhas atividades de trabalho (mesmo assim ele me afastou por 10 dias, porém meu trabalho é leve, então nem apresentei atestado);
- Movimentação total do braço direito por volta do 7º dia, porém até hoje, ao levantar o braço direito acima da cabeça, sinto uma "fisgada" abaixo do peitoral;
- Hoje estou no 22º DPO (Dia Pós Operatório) e retornando ao cirurgião pela 3ª vez para acompanhamento;
- Ontem voltei para a academia malhando somente perna. Creio que semana que vem voltarei a malhar outras partes, mas peitoral vai demorar um pouco mais.
Posto que, para quem critica o SUS, na verdade é um dos melhores sistemas de saúde do mundo, a população deve saber quando e onde procurar. No meu caso, a ginecomastia limitava algumas atividades e causava dor, por isso consegui.
E informo ainda que tudo correu muito bem devido a boa alimentação e repouso.
Em anexo, algumas fotografias. Ainda tem algumas manchas escuras e um pouco de edema. Quando tiver 100%, volto para relatar.