Esse exercício, assim como a maioria dos mono-articulados, é bem dispensável. E ele ainda foca especificamente num pedacinho de músculo invisível (assim como a abdutora, que foca num pedacinho da coxa que a não ser que você seja um fisiculturista com 3 ou 4% de BF, não vai fazer diferença absolutamente nenhuma no seu shape). É bem inútil, pensando em hipertrofia, ganho de força e afins, e serve mais só para quem se exercita num aspecto de fisioterapia mesmo.
Uns exercícios bem ruins como esse tendem a ser populares, e eu acredito que o motivo principal seja a execução simples deles. Aí o professor da academia não tem o trabalho de te ensinar e nem de conferir o que você está fazendo, você não tem o trabalho de aprender, e você dificilmente vai se lesionar porque qualquer dor que você sentir seu professoor vai dizer que "você está pegando peso demais" já que virtualmente não tem como você errar na execução. Todo mundo fica feliz, você não sai do lugar, e a academia continua lucrando.
Além disso também acho que a galera se mexe pela sensação de "queimação" que esse exercício dá. Muita gente tem essa mania de relacionar certas sensações com o desenvolvimento muscular, mesmo que elas não tenham absolutamente nada a ver e até sejam "ruins" nesse sentido. Queimação geralmente se dá em exercício bem isolado ou com excesso de repetições, dois cenários desfavoráveis pra hipertrofia.