Iae pessoal, tudo bom ?
Então, gostaria de opiniões variadas sobre o meu caso de gordura abdominal no mínimo curioso, no meu ponto de vista.
Vou uma história que pode ajudar no entendimento da minha situação. Se não quiser pode pular mais pra baixo mas se possível leia:
Quando eu era menor(uns 13 anos) eu era uma criança consideravelmente "gorda". Porém essa gordura sempre teve tendência em se acumular na minha barriga pois a quantidade que tinha alí era bem grande em relação ao resto do corpo. Eu tinha uma barriga gigante. Nessa época eu entrei na academia e meio que fiquei obcecado em perdê-la, eu considero que fazia aeróbico em excesso para a minha idade pois eu fazia 30 min de esteira correndo direto e de quebra uns minutinhos na bike ainda. Eu não tinha orientação direito do educador físico, não pesquisava a respeito, não fui a um nutricionista e comia como eu achava que deveria comer(costumava evitar comer besteiras mas comia bastante) e achava que era só fazer aeróbico q eu ia ficar fininho do jeito q eu queria. O resultado dessa história foi que eu emagreci bastante(a ponto dos meus ossos aparecerem) mas a barriguinha sempre ficava lá e eu acabei desistindo.
Depois disso eu nunca mais fiz exercícios físicos e me encontro naquela situação de "muito magro mas com barriga" até hoje, com 18 anos. A diferença é que não importa o quanto eu coma eu não engordo mais.. Continuo magrelo como se eu sempre tivesse sido desde pequeno(coisa que não é verdade), como se eu não tivesse aquela tendência em engordar de quando eu era menor. O que acontece é que a barriga aumenta um pouco quando estou comendo muito, mas nada exorbitante.
Enfim, escrevi toda essa história para tentar explicar melhor e dizer que provavelmente sou um clássico Ectomorfo apesar de já ter sido gordo na infância, provavelmente por me alimentar muito mal(não gostava de praticamente nada, comia miojo ou macarrão no almoço e na janta todo dia e não costumava comer muita carne.)
A questão é que a barriga sempre continuou alí. Meu corpo metaboliza muito rápido a gordura mas parece que apenas a da barriga que ele não consegue.
AGORA VAMOS AO QUE INTERESSA
Tenho 1,74, 61 quilos e 12% BF.
A mais ou menos um mês atrás voltei a academia para tentar perder essa barriga e também ganhar massa muscular e deixar de ser magrelo. Antes de fazer a minha avaliação física eu suspeitava que minha taxa de gordura corporal fosse muito alta apesar de eu ser magro, e que toda essa gordura estivesse concentrada no abdômen. Para minha surpresa, após a medição realizada pelo educador da academia, meu BF é de 12%, e ao que eu pesquisei a respeito é uma taxa considerada boa e vi que há muitas pessoas chapadas com esse BF. Sei que esse método de dobras cutâneas tem uma margem de erro muito alta e mais ainda se for realizado de uma maneira incorreta. Por isso vou deixar algumas fotos no final do post para vocês tentarem identificar se essa taxa está muito equivocada ou não.
PS: Não estou fazendo uma dieta regrada mas evito comer besteiras e alimentos gordurosos. Costumo comer coisas saudáveis como pão integral, ricota, leite desnatado, batata doce, carnes magras, sementes e etc..
A questão é: Como pode uma pessoa que tem 27 cm de braço e costelas aparecendo ter barriga ? Será que é algum problema genético ? Alteração na tireoide ? Pesquisei bastante sobre "falsa magreza" mas não achei nenhum caso realmente parecido com o meu pois a pessoa não é magrela no resto do corpo, são pessoas com um porte normal mas com uma tendência a acumular mais gordura na região abdominal.
Questão 2: Eu já até pensei em fazer um bulk, ignorar essa barriga e ganhar massa para depois tentar perder a gordura e definir mas é algo que simplesmente eu não consigo ignorar. Não aguento mais me olhar no espelho e me ver com essa barriga sendo magrelo. Será que um cutting mesmo sendo magro seria efetivo ?
Fotos:
De lado:
http://puu.sh/jWCQR/0001e0b8cd.jpg
http://puu.sh/jWCW0/52bc1cd161.jpg
De frente:
http://puu.sh/jWD0o/bc95eb016a.jpg