Olá, pessoal! Quero inicialmente agradecer a oportunidade de frequentar o fórum e iniciar uma nova fase da minha vida.
O título desse tópico não tem à ver com o lado sexual e sim virgem no sentido de NUNCA ter frequentado uma academia.
Tenho 41 anos, 1,80 de altura e meu peso até 2 meses atrás era de 82-83Kg, chegando a picos de 85Kg quando a semana era somente jantar fora com a namorada. NUNCA na vida pratiquei musculação ou atividade física além de uma bike quando era adolescente, e mais nada...
Sempre tive um corpo relativamente magro para quem nunca fez exercícios e nunca se privou de comer nada. Contudo também não bebo, nunca usei drogas ou cometi exageros. Sempre fui mais para notívago , ou seja meu fuso horário sempre foi mais deslocado pra noite, então sempre fui dormir tarde (depois da meia noite) e também acordei tarde (8:00 da manhã, ou mais tarde). Nunca fui encanado com musculação e os "bombados" sempre me causaram certa repulsa, então eu, por achar que tava em dia com o meu corpo, acabava arrumando uma "desculpa ideológica" para não praticar academia.
Bem, a idade chega para todos, e eu já tinha consciência que deveria começar, mais cedo ou mais tarde, e essa hora chegou.
O problema é que eu deveria ter começado antes, pois agora tenho uma discopatia degenerativa na junta L5S1 (acho que é essa) com aproximação dessas duas vértebras, que me causam medo de "travar" as costas (já me aconteceu 3 ou 4 vezes desde a primeira travada, à uns 15 anos (eu tinha 25).
No início de 2014 conheci uma garota próxima da minha idade, começamos a namorar e foi a melhor fase da minha vida psicologica e emocionalmente falando. Esse 1 ano e meio eu acabei cuidando ainda menos do corpo e cheguei a uns 85Kg, como podem ver nessa foto do começo do ano.
Tivemos uma crise no relacionamento, fiz uma besteira enorme e a casa caiu à uns 2 meses atrás. Nesse meio tempo entrei em depressão profunda, mas não procurei ajuda médica, tampouco tomei qualquer medicamento. Estou me recuperando psicologicamente e decidi que vou mudar a minha vida e incluir o treino e o cuidado com o corpo.
Nesses dois meses de depressão, perdi totalmente a vontade de comer, dormi muito mal, insônia e absolutamente sem vontade de fazer nada, acabei baixando para 73Kg em menos de 50 dias. Sem NADA de atividade física. Minha ingestão de alimentos se resume atualmente a esporádicas refeições na casa da minha mãe e no trabalho não almoço mais, apenas vou comendo uns biscoitos com refrigerante durante o dia, pois nada me desce. Qualquer coisa que eu tente comer, me embrulha o estômago.
O ortopedista me deu à uns 3 meses colágeno UCII para tomar por 6 meses para o corpo tentar produzir o colágeno e tentar reconstruir o disco que está degenerado, e incluiu Pilates no tratamento. Estou fazendo Pilates 2 vezes na semana e ainda é cedo para dizer se realmente fez ou se fará diferença.
Fui ontem a uma academia onde um amigo é proprietário e instrutor, e fiz um plano de 6 meses para tomar contato com esse mundo novo para mim e que espero que faça diferença para o bem na minha vida.
Gostei do que vi e principalmente após conversar com esse amigo sobre o problema psicológico que me afetou demais essas ultimas semanas, me senti muito motivado a dar o pontapé inicial para essa nova fase.
Tenho tentado absorver tamanha quantidade de informação, mas por enquanto só tenho a internet e a orientação do meu amigo instrutor, então é natural que eu esteja perdido e ávido por conhecimento para começar certo e como a idade já é avançada, acredito que o resultado não seja muito otimista, o que por sua vez baixa a inspiração para continuar a longo prazo.
Vem então as questões que todo iniciante tem, e que gostaria de tê-las esclareciddas por quem já tem experiência na área.
Por favor, perdoem-me se forem questões muito básicas, mas realmente vem de uma pessoa absolutamente virgem no quesito treino/dieta/suplementação/resultados...
As duvidas iniciais:
- Nessa idade (41) como fica o rendimento em termos de ganho de massa magra? É MUITO mais difícil que se estivesse na faixa dos 20? Quanto mais difícil?
- Farei um exame hormonal, mas normalmente como ficam as taxas nessa idade? Quais exames seriam interessantes de se fazer, para uma boa comparação entre o antes e depois?
- Existe a necessidade de entrar com alguma reposição hormonal que seja útil? Quais as mais comuns?
- No Pilates, não tenho sentido dores na coluna, contudo são exercícios de baixa carga e visando fortalecer principalmente o abdomen, para desestressar a coluna e a junta afetada. Nos treinos, existe o risco de eu sentir dores de coluna que me impeçam de continuar treinando?
- Nesses 6 meses que considerei o suficiente para um primeiro contato com o mundo fitness, até onde consigo chegar em termos de ganho de peso (massa magra, obviamente), seguindo rigorosamente as orientações do instrutor e cuidando mais da alimentação? Consigo chegar no meu peso normal (82Kg), mas com BF atual? (a depressão e o emagrecimento forçado teve a vantagem de sumir com minha barriga).
Tô colocando umas fotos para o pessoal avaliar a real situação atual, e quem sabe consigo uma previsão realista do que dá pra fazer com essa carcaça com essa motivação que estou sentindo atualmente.
Obrigado pela acolhida, amigos!
Aqui com 85Kg à uns 4 meses:
Depois de uns 45 dias sem comer nem dormir direito, após uma fase braba de depressão e o ponto de partida para os 6 meses iniciais de treino: