Oi Torf, Concordo muito com o post citado por você, e sim, todos os métodos de avaliação apresentam margem de erro de 3-9% em média na avaliação do % de gordura corporal, infelizmente. Por exemplo, pra avaliar o % de gordura através das dobras cutâneas, são utilizadas as fórmulas estimativas, e aí entra o problema, pois deveríamos utilizar as fórmulas que foram desenvolvidas com a população mais próxima da qual trabalhamos, e infelizmente são poucas opções desenvolvidas com população brasileira, e aí se fosse escolher por modalidade esportiva então... sem chance, falta referência.
Mas ainda assim, são fórmulas validadas tanto para pesquisas científicas quanto trabalho no dia a dia.
O que prefiro na antropometria é exatamente que tiramos medida por medida em todas as partes do corpo (bíceps, tríceps, quadríceps, etc), então podemos comparar periodicamente o indivíduo com ele mesmo, afinal, o percentual de gordura sempre será apenas uma estimativa.
E concordo também com Archer Leo, de trabalhar com vários protocolos, ser avaliado sempre pelos mesmos e de preferência com o mesmo avaliador e horário em que foi medido da última vez, pois só do período da manhã para noite já variamos peso, altura e retenção hídrica por exemplo.