Concordo com você, dependendo da intensidade do treino, o aluno (não só iniciante) pode se desestimular. Digo isso porque estou voltando a treinar agora, fiquei parado por 1 ano e meio e um dos motivos de ter parado coma academia (que pela primeira vez desde que comecei a malhar com 17 anos, estava malhando a 2 anos e meio ininterrupto, onde geralmente treinava por 4-6 meses e parava por 1-2) foi um novo treino muuuuuuito puxado que um personal fez para mim. o treino era A-B-C e basicamente todos os exercícios, além de demorar 2h na academia no mínimo, eram até a exaustão (não tenho o treino guardado, se não postava). Enfim, o treino super puxado, aliado a falta de tempo e alguns problemas familiares que estava passando acabou me desestimulando de ir a academia, uma vez que passou de ser uma atividade que eu gostava muito de praticar e que servida de desestrsse, e virou um esforço excessivo para meu corpo que me levava a exaustão em todos os treinos, virando algo estressante (como treino pra saúde e não para fisioculturismo, ainda não estou disposto a realizar tais esforços, só realizarei esse tipo de treino quando tiver tempo).
Enfim, a intenção foi de compartilhar um pouco da minha experiência e agregar um pouco mais ao post. Tudo o que foi escrito foi real.
Acredito que existem diferentes cenários e perfis de praticantes que devem-se ser bem observados antes de criar uma série, para que a atividade seja sempre uma diversão e a pessoa se sinta bem praticando aquilo, tendo sempre a academia como um esporte.