Boa noite.
Sempre usei esse fórum como fonte de informação, mas nunca entrei pra relatar nada das minhas dietas ou treinos. Pois bem, hoje resolvi abrir esse tópico porque uma coisa diferente aconteceu comigo após a dieta cetogênica.
Antes de tudo, sou mulher e tenho 23 anos. Treino há quatro com dieta regrada, suplemento vitaminas e minerais faltantes e possuo certo conhecimento na área, por estudar e pesquisar muito, apesar da minha profissão não ter nada a ver com o assunto.
Vamos aos fatos:
INÍCIO DA DIETA
Iniciei a dieta no começo de Julho, sendo o plano:
Proteína: 30%
Gordura: 60%
Carboidrato: 10%
(Não me lembro as gramas agora, mas isso não é necessariamente importante no que vou pontuar).
No início senti um pouco de fome, falta de energia, mas consegui treinar normalmente. Nas primeiras semanas pensei em desistir. Na terceira semana, perto do fim, já estava bem acostumada.
FINAL DA DIETA
Sempre vi em vários lugares que essa dieta não deve ultrapassar 1 mês de duração. No final, me sentia um pouco fraca mas ainda fui até o último dia sem fraquejar.
O treino deu uma caída, tive que diminuir drasticamente as cargas. Diminuí a duração do cardio para não correr o risco de esgotar minha energia, que já era escassa.
APÓS A DIETA
Usando o espelho e a balança como medidores de progresso, pude notar que a dieta cetogênica só serviu pra uma coisa: me ajudar a sobreviver na mata, comendo galhos e folhas de árvore. De resto, meu corpo não perdeu nenhuma grama significativa.
Antes de fazer a cetogênica, eu seguia uma dieta equilibrada em macros.
Porém, comecei esse dieta por achar que conseguiria secar de forma mais rápida. Ilusão.
Minha dieta surte mais resultados, em mim, quando mantenho os níveis de carboidrato até acima do recomendado pelos cálculos.
Estou ganhando massa e tonificando os músculos com uma dieta mais simples, mais fácil de seguir (e mais gostosa, mil vezes) do que a cetogênica.
Agora, as dúvidas que restaram:
- O fato de eu ter uma produção de testosterona consideralmente elevada (maior que da maioria das mulheres) causa a necessidade de carboidratos? Ligo isso ao fato de queimar calorias mais rápido por causa do hormônio, precisando de mais energia.
- A retirada dos carboidratos da dieta ou diminuição, causa o efeito rebote em algumas pessoas? Por exemplo, quando ficamos muito tempo sem comer e o corpo não gasta porque usa seus estoques de "modo sobrevivência". Senti que meus ganhos ficaram estagnados quando me privei de carboidratos.
Por enquanto é isso, amigos. Conto com a ajuda de vocês rs
Abraço!