Primeiramente, peço desculpas caso eu tenha postado em lugar errado, e que movam se for o caso.
Sinceramente estou bastante confuso agora.
Há 4 meses atrás fiz uma avaliação física na minha academia.
Constava lá:
1,76m
Peso total: 72,8kg
Peso gordo: 5,4kg
Peso magro: 67,4
BF: 7,4%( acho que Protocolo Pollock)
Hoje, com uma mudança de academia, fiz uma nova avaliação e constou o seguinte:
1,76m
Peso total: 81,5kg
Peso gordo: 13,2kg
Peso Magro: 68,3kg
BF: 16,2%(Protocolo Guedes)
O que eu achei engraçado é que embora eu tenha progredido bastante em relação a ganhos, tônus , e 'magreza', foi como se praticamente todo o peso que ganhei nesses 4 meses(8,7kg) foi gordura. O que acho incoerente, visto que a minha aparência melhorou muito( maior vascularização no peito, ombros; meus gomos abdominais estão aparentes). Porém, como fui uma criança gordinha(talvez uns 10kg a mais que o normal, na faixa de 10-13 anos de idade) e ainda estou em crescimento( 17 anos: fase adolescente-adulta), possuo ainda um pouco de flacidez(um pouco de pele a mais) no abdômen/parte inferior das costas, as quais ainda não consegui me livrar, talvez quando eu crescer mais.
Outro curioso fato, é que joguei minhas medidas de dobras numa calculadora que usa os protocolos(http://www.cdof.com.br/gordura.htm),com dobras diferentes( as da primeira avaliação : torax, abdômen e coxa ; segunda: supra ilíaca, triciptal e abdominal) e obtive como resultado 7,4% no primeiro e 4,10% no segundo.
Enfim, ficaria muito grato se algum membro soubesse explicar isto para mim. Porque desta forma, fica bastante difícil de saber qual é o certo. Eu vejo 16% de BF como algo muito alto para a minha aparência. Fiquei um tanto que chocado com a minha avaliação ; me via melhorando dia após dia. rs
Abraços