Bom como pode ser visto, eu estava com essa dúvida sobre a SILIMARINA.
" Dúvida: Seria necessário entrar com SILIMARINA e NOVEDEX após o TPC ou durante?? "
Então já vou aproveitar e responde-la embasado em uma pesquisa que fiz na internet e em outro forum ...
" Ficou evidente o motivo dos conflitos das informações, do porque uns dizem "use durante" e outros dizem ainda que sem saber exatamente o porque (exceto do estresse hepático) "não use durante".
É evidente que usando ela durante o ciclo você além de aumentar o estresse hepático irá combater o AES que estará usando, não compensa, é perda de dinheiro e saúde. Deixe o AES danificar o fígado, isso mesmo, não tem jeito, se vai proteger o fígado durante o uso não será com Silimarina, será com muita água e outra substância adequada. "
Conclusão de uso:
Se ao término do ciclo verificar uma grande lesão ao fígado, utilizar 400 mg por dia durante 6 semanas, de acordo com a melhora no término de 1 mês dá para reduzir a dosagem para 300 mg por dia nas últimas duas semanas.
No entanto se o ciclo foi leve, as drogas não eram muito hepatotóxicas então usar 200 mg durante 2 semanas e então 100 mg em mais 2 semanas parece ser o suficiente.
Há quem enxergue as drogas de forma aritmética, ou seja, se usando X tenho resultado Y, então se usar 2X terei resultado 2Y. Porém não é assim nem com os AES que dirá com as demais drogas.
Muita gente faz esse tipo de raciocínio para usar AES, pura ignorância, há drogas que estando na sua medida ideal já dá o resultado adequado, doses superiores só irão desgastar a saúde e facilitarão a resistência do organismo para um futuro ciclo, ou seja, como sabemos, o corpo tende a ser mais resistente a droga pedindo cada vez mais dosagens superiores para responder a um resultado, levando é claro o indivíduo a ter problemas.
Assim sendo, usar as drogas nas suas dosagens adequadas de acordo com peso x altura x tempo de uso etc se mostra muito mais eficaz.
Para quem quiser tomar a Silimarina por maior período e com doses maiores fica o alerta: O emprego de doses elevadas pode causar ligeiro efeito laxativo e diurético. Devem ser adotadas medidas habituais para remoção do material absorvido pelo trato digestivo, monotirazção clínica e medidas de suporte.
Referências da pesquisa:
http://www.farmasa.com.br/en-US/pdfs/siliver_710252.PDF
http://www.nycomed.com.br/NR/rdonlyres/E7D8729F-155D-45AA-BB31-35398A8951F3/0/Legalon.pdf
http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Silybum_marianum.htm
Origem do texto:
http://www.saudeforum.com.br/viewtopic.php?f=1&t=33490&st=0&sk=t&sd=a
http://www.saudeforum.com.br/viewtopic.php?f=1&t=33697