Ola galera,
sou soropositivo também e descobri há muito pouco tempo. Como sou um pouco metódico com minha saúde, alimentação e etc, pratico musculação há pelo menos cinco anos, sem tirar férias dos treinos (cinco vezes por semana). Descobri ser soropositivo no início deste ano (janeiro) e já comecei os medicamentos em março. Pelo que investiguei, minha conversão se deu a menos de um ano, já que fiz o exame no início do ano passado, seguro dos três meses de risco. Tive uma perda de cinco quilos e alguns problemas de estômago que não se resolvia e então resolvi investigar até descobrir. Lembrando aos medrosos, não adianta ter medo de descobrir, se vc já está com um problema de saúde, quanto mais cedo souber o que é, mais tempo de vida.
Sofri, chorei, contei para minha família com uma vergonha que não cabia em mim. Acho que esse sofrimento eu carregarei para o resto da vida, cada vez menor, mas sempre presente. Mas uma coisa eu aprendi rapidamente: eu quero viver e não há esforço grande demais que me impeça de seguir. Comecei a ver a felicidade das pequenas coisas e segui tentando me refazer na rotina. Então, parei o choro, parei o drama (tem muita mais gente sofrendo muito mais que eu por aí e vivendo).
O médico me disse para eu seguir minha vida normalmente e eu tentei fazer exatamente isso. Perguntei sobre os suplementos que tomava e ele me disse que teríamos que ver, mas disse para eu seguir. Estudei bastante sobre o assunto e percebi que a suplementação pode ser um bom aliado para combater a perda de peso. Nestes dois meses eu já recuperei 3 quilos dos que havia perdido e estou com mais músculos somente tomando whey e caseína e uma alimentação farta.
Para uma alimentação farta leia-se um café da manhã bastante reforçado (frutas, iorgute, café, bolo, pão, queijo, claras de ovos). Almoço equilibrado com verduras, arroz, feijão e dois bifes generosos de frango. Janta de arroz e atum. Lanches com pão e queijo sempre que eu sentir vontade. Whey depois do treino e caseína antes de dormir (junto com o medicamento). Tenho um corpo definido, sem grandes coisas e sou bastante feliz com ele deste jeito (1,8m 76kg).
Desde quando comecei a malhar de verdade, eu cortei o refrigerante e a cerveja. Bebo de vez em quando e me divirto bem à base de água. Meu treino atual é moderado, dividido em 4 séries. Dois dias para membros inferiores e três dias para superiores: peito e tríceps / costa e bíceps / ombro e posteriores / anteriores e panturrilha. Não estou correndo para me sentir mais seguro com o medicamento (ele causa um pouco de tontura nos primeiros dias).
Meu conselho para você é entender a atividade física como um trabalho do qual você depende. Aliás, todos dependem. O remédio para a depressão vai lhe ajudar a ficar mais estável e o antirretroviral vai lhe ajudar a segurar o vírus, mas você precisa agir para lutar contra essas duas doenças. Não há remédio para vencer. Esqueça os resultados dos músculos aparentes e foque na sua capacidade de fazer exercícios. E seja muito grato por ter essa oportunidade. Há pessoas presas em suas camas que dariam o mundo pela possibilidade de fazer isso que você pode.
Muita vida a todos nós!