As fibras são extremamente importantes em uma dieta balanceada por promoverem diminuições no apetite e melhorias na regularidade intestinal. Alguns estudos também demonstraram a importância destes nutrientes no controle do colesterol e glicemia sangüínea, além da prevenção do câncer do intestino. Porém, um dos mais famosos efeitos é o auxílio ao processo de perda de peso corporal que, basicamente, ocorre pela diminuição do apetite é decorrente, basicamente, de três fatores:
1) Os alimentos ricos em fibras demoram mais para serem mastigados, proporcionando maior tempo ao cérebro para identificar que as quantidades de alimentos necessárias já foram ingeridas, evitando, assim, a ingestão excessiva de alimentos.
2) A digestão de refeições que possuem maior quantidade de fibras ocorre de maneira mais lenta, beneficiando o processo de digestão e prolongando a sensação de saciedade.
3) As fibras solúveis, encontradas em alimentos como a aveia e o nosso tão famoso feijão, desempenham papel fundamental ao processo de estabilização dos níveis de açúcar sanguíneos, o que, por conseqüência, inibe a ativação dos mecanismos desencadeadores do apetite.
É sugerido que um adulto consuma, em média, de 25g a 30g de fibras em sua dieta diariamente para que ocorram os efeitos benéficos acima citados. Ao lado estão listados alguns alimentos ricos em fibras.
Alimento (Porções de 100g) Gramas de Fibras e porções
Cereais.................................. 08g
Aveia em flocos .............................09g
Feijão cozido ..............................07g
Seleta de legumes em conserva ..02g
Amendoim torrado ................11g
Castanha de caju torrada .......4,5g
Maçã .......................................02g
Banana ......................................02g
Laranja.................................. 02g
Obs: Valores aproximados